Dinheiro

Criptomoeda: governo brasileiro cria a moeda Real digital, já em fase de testes, confira

Belo Horizonte, segunda-feira, 12 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A chegada do Real digital no país está sendo planejado pelo Banco Central do Brasil. O projeto já em fase de testes do Real Digital tem anúncio previsto pela primeira vez no fim do primeiro semestre de 2023. Espera-se que a nova tecnologia reduza o custo de operações bancárias e aumente a entrada de novos clientes no mercado financeiro.

A proposta não se refere à criação de uma nova criptomoeda porque terá garantias legais. No entanto, de acordo com o BC, estava previsto que os testes iniciais do projeto começariam em 2022, mas o lançamento foi adiado por uma greve de toda a instituição que ocorreu no início do ano. Confira os detalhes nesta matéria do nosso Blog.

Por que o BC está criando a moeda digital?

O BACEN quer que o Real físico tenha uma espécie de espelho virtual. Bancos e instituições financeiras atuarão como intermediários em sua distribuição ao público em geral. Outra possibilidade é a troca de dinheiro em papel pelo virtual.

Além disso, a forma como ela será cotada em transações no mercado de câmbio. Os bancos não poderão transferir recursos digitais para o público e também não terão correção automática de erros.

As operações realizadas com moeda virtual terão garantias legais, tecnológicas e de privacidade. Em suma, o BACEN deixa claro que a previsão é o sistema financeiro do país passe para a modernidade.

A moeda digital do Real será igual às Criptomoedas atuais?

Um formato virtual do nosso Real tradicional será o Real digital. É uma forma de o BACEN atuar no sistema financeiro virtual e, simultaneamente, inserir novas tecnologias com segurança ao público em geral.

A organização aprimorará procedimentos como contratos inteligentes, pagamentos internacionais e Internet das Coisas para garantir a nova moeda (IOT).

Um dos benefícios proporcionados pela moeda virtual é a capacidade de melhorar as conexões dos brasileiros com o mundo exterior por meio dela, possibilitando tomar decisões mais rápidas.

O novo mercado financeiro, que se caracteriza por atividades digitais, também precisará do uso do Real Digital para transações.

Devido à ausência de uma autoridade monetária centralizada, as cripto como Bitcoin, Ethereum acabam se diferenciado do novo Real virtual. Eles são usados ​​como meio de troca através do uso da tecnologia blockchain.

A Blockchain é uma rede que permite o compartilhamento, que registra transações e realiza checagem de atividades. Além disso, eles usam criptografia para confirmar e dar validade a toda e qualquer transação, e fazer novas emissões de moeda.

Criptomoeda: governo brasileiro cria a moeda Real digital, fase de testes, confira - Reprodução Pixabay.
Criptomoeda: governo brasileiro cria a moeda Real digital, já em fase de testes, confira – Reprodução Pixabay.

A moeda do Real digital já está em fase de testes

O BC iniciou um projeto de laboratório eficaz chamado para estudar a nova tecnologia. Isso será feito por meio de uma parceria entre o banco e a Fenasbac. Portanto, este será um esforço para reconhecer as peculiaridades exigidas para o desenvolvimento de uma infraestrutura que suporte o Real digital.

Como conseguir ter acesso à moeda digital?

Entretanto, as pessoas terão que entrar de vez no mundo das criptomoedas e cadastrar em uma Wallet Virtual tipo a MetaMask vinculada ao Ethereum.

No entanto, haverá a opção de converter para uma conta bancária ou dinheiro real. Por fim, para confirmar as informações acima, confira aqui uma matéria produzida pelo canal CNN em 11/08 pela redação de jornalismo.

Criptomoeda: governo brasileiro cria a moeda Real digital, já em fase de testes, confira
Criptomoeda: governo brasileiro cria a moeda Real digital, já em fase de testes, confira

Por fim, o Banco Central está antenado com as novas tendências do mercado financeiro cada vez mais digital. Portanto, se informar mais e mais, é tarefa nossa de cidadãos para que possamos usufruir das vantagens vindouras do mercado digital.

Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo Diário Superpix, deixe se comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo