Alerta

Bolsa Família permite exclusão voluntária; saiba como fazer isso

Se você está se perguntando “Como pedir para sair do Bolsa Família?”, saiba que é possível realizar o cancelamento do benefício. No entanto, é importante que você saiba as regras e os procedimentos necessários para solicitar essa saída.

Para começar, é fundamental que você tenha consciência das implicações que o cancelamento do Bolsa Família pode ter na sua vida e na vida da sua família. Por isso, antes de tomar essa decisão, reflita sobre as suas condições financeiras atuais e analise se é realmente a melhor opção para você.

Quais os passos para sair do Bolsa Família

Caso você tenha decidido que deseja sair do programa, o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa. Lá, você receberá as orientações necessárias sobre o processo de cancelamento e será informado sobre os documentos que precisa apresentar.

É importante lembrar que o cancelamento do Bolsa Família pode demorar alguns meses para ser efetivado. Portanto, enquanto o processo estiver em andamento, você continuará recebendo o benefício.

No entanto, se você já tem certeza de que deseja sair do programa, é importante que você providencie todos os documentos necessários o mais rápido possível. Isso pode acelerar o processo de cancelamento e evitar que você receba o benefício por mais tempo do que o necessário.

Entre os documentos que você precisa apresentar para cancelar o Bolsa Família estão: CPF, RG, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração escolar dos filhos (se tiverem idade escolar) e comprovante de renda dos membros da família. Para saber mais sobre economia, veja o site Diariosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo