COMENTÁRIOS FAÇA SEU COMENTÁRIO!

500 caracteres disponíveis

Todos os comentários publicados no site do Diário de São Paulo só serão publicados após avaliação da equipe web, o que pode gerar atraso na liberação de algumas mensagens.
Mensagens ofensivas, ou com palavras de baixo calão não serão publicadas.
O Diário de São Paulo não se responsabiliza legalmente pelo conteúdo dos mesmos.
Ao publicar mensagens no site do Diário de São Paulo, o internauta autoriza imediatamente a publicação do mesmo na edição impressa.
É fundamental que o nome completo e os dados de contato (e-mail) estejam corretos.
O Diário de São Paulo dá-se ao direito de não publicar mensagens suspeitas de spam, ou que contenham qualquer forma de discriminação.
Termos chulos ou ofensivos serão barrados.

codigo

aceito as cláusulas da politica de privacidade

Diário de São Paulo

VERSÃO
IMPRESSA
VERSÃO
IPAD
VERSÃO
CURRENTS
QUI
23 MAIO
dia a dia

Venezuela entra oficialmente no bloco Mercosul

Hugo Chávez comemorou o fato ao lado de presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai. Paraguai era contra DIÁRIO SP ONLINE
Uesley Marcelino/Reuters Dilma e Chávez durante o acordo para a venda de seis jatos da Embraer Dilma e Chávez durante o acordo para a venda de seis jatos da Embraer

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça (31) que a entrada da Venezuela no Mercosul dá maior “dimensão geopolítica” ao bloco e sinalizou que o Paraguai só será novamente aceito no grupo quando “normalizar sua situação institucional”. A presidente fez as declarações ao lado dos demais presidentes do bloco: Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai), em Brasília.

A entrada da Venezuela no Mercosul foi aprovada em reunião de cúpula do bloco na cidade argentina de Mendoza, no final de junho. Na ocasião, também ficou decidida a suspensão dos direitos políticos do Paraguai no grupo regional. Os líderes do Mercosul entenderam que o impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo feriu a cláusula democrática do bloco. Na prática, a suspensão do Paraguai abriu espaço para a entrada da Venezuela no Mercosul.

“Nossa perspectiva é de que o Paraguai normalize sua situação institucional interna para que possa reaver seus direitos no Mercosul”, disse Dilma, destacando que o bloco é contra a imposição de punições econômicas ao país vizinho.

Chávez afirmou que o ingresso da Venezuela no Mercosul representa para o país a “maior oportunidade histórica em 200 anos”. “Ocorre-me que o ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul tem alguma semelhança com o dia em que este povo do Brasil elegeu como seu presidente Luiz Inácio Lula da Silva.” Chávez também assinou acordo para compra de seis jatos da Embraer, no valor estimado de US$ 270 milhões.

notícias relacionadas + NOTICIAS Comentários Comente Carregando...