Auxilio Brasil

CNH DIGITAL: veja o passo a passo para obter a sua

Paulo Afonso, 28 de setembro de 2022, por Gabriele de Paula – A CNH Digital é um aplicativo que permite que os motoristas tenham acesso a sua Carteira Nacional de Habilitação diretamente do seu celular. A sua criação é uma iniciativa do Governo Federal para trazer mais segurança às informações dos cidadãos brasileiros.

A CNH Digital está disponível desde 2017 e todos os condutores podem ter acesso a ela com apenas alguns cliques. Quer saber mais sobre o aplicativo? Hoje, nós, do Diário Superpix, selecionamos todas as informações sobre como funciona e como você pode obter a sua CNH Digital. Confira agora!

Como funciona a CNH Digital?

A CNH Digital é o documento digital da Carteira de Habilitação Nacional. Assim, ela tem a mesma validade de uma Carteira de Habilitação física e pode ser apresentada perante os órgãos públicos e autoridades.

Todas as informações de sobre a habilitação do condutor estão presentes no documento digital. Além disso, também é possível encontrar todas as informações dos veículos em seu nome. Assim sendo, este aplicativo de celular traz muitas vantagens para o motorista brasileiro. A seguir, confira as principais delas:

  • Não precisa estar conectado à internet para visualizar seus documentos;
  • Não precisar portar o documento físico para ter validade, o que o torna viável inclusive no caso de ser parado em uma blitz;
  • O motorista receberá um aviso quando a sua habilitação estiver próxima de vencer;
  • É possível visualizar as infrações de trânsito e realizar pagamento de multa com desconto de até 40%;
  • Visualização de todas as informações dos veículos que estão em nome do condutor;
  • Compartilhamento do código de licenciamento do veículo para outros condutores que também o utilizam.

Além disso, o aplicativo da Carteira de Habilitação Digital é intuitivo e muito fácil de usar, o que o torna acessível para todos os públicos.

Quem pode utilizar?

Todos os condutores podem utilizar a CNH Digital, desde que possuam a Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, para obter a versão digital do documento, basta ter a CNH Física e um celular Android ou IOS.

Como obter a CNH Digital?

De acordo como Gov.br, o primeiro passo para obter a sua CNH Digital é observar se o seu documento físico possui o QR Code no verso. Isso porque este código será necessário para validar o documento digital.

CNH DIGITAL: veja o passo a passo para obter a sua - Reprodução Gov.br
CNH DIGITAL: veja o passo a passo para obter a sua – Reprodução Gov.br

Após verificar o QR Code no verso do seu documento, siga o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular, disponível para Android e IOS;
  2. Depois, você deve fazer o login utilizando o seu CPF e senha do gov.br. Caso ainda não possua, você será redirecionado para criar uma nova conta;
  3. A seguir, você deve iniciar o seu cadastro no app. Para isso, deve apontar a sua câmera para o QR Code disponível no verso do seu documento físico. Essa operação deve ser realizada por dentro do aplicativo;
  4. Depois, o aplicativo irá validar as suas informações. Se estiver tudo certo, a sua CNH Digital ficará disponível no mesmo instante. Assim, você já poderá aproveitar todos os seus benefícios.

Gabriele De Paula

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou o meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo