Falta de iluminação e de limpeza é a principal queixa das pessoas
Comerciantes do Parque São Miguel, em Guarulhos, na Grande São Paulo, vivem amedrontados com a falta de segurança causada pela iluminação precária de uma praça sem nome inaugurada há cerca de três anos no cruzamento das estradas Água Chata e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Segundo a vizinhança, a promessa era transformar o antigo terreno baldio em um espaço de lazer e impulsionar as vendas do comércio da região. Com a falta de policiamento e iluminação pública, o lugar é propício a ação de bandidos. A Operação Bairro a Bairro do DIÁRIO esteve no local.
Os comerciantes da praça relataram que roubos e furtos são comuns. Para tentar conter a onda de assaltos, eles se uniram e contrataram um segurança particular. “Em três anos, fomos roubados três vezes. Faz um ano que o segurança começou a fazer a ronda e não fomos mais assaltados”, conta a cabeleireira Fernanda Santos, de 23 anos.
Quem também reclama da insegurança são os funcionários das lojas, que precisam atravessar a praça para chegar ao ponto de ônibus. “Até o ponto é muito escuro. Eu já sei quando o meu ônibus passa e tento sair do trabalho perto do horário. O problema é quando não consigo pegar o ônibus na hora e fico uns 40 minutos esperando outro”, diz a manicure Zaini Ferreira, de 18 anos.
Lixo/ A concentração de lixo também incomoda os moradores. É o caso da vendedora Pamela Cavalvante Lins, de 23 anos, que reclama da falta de áreas de lazer no bairro. “Aqui poderia ser uma opção para os moradores se divertirem, mas é cheio de lixo. Não tenho coragem nem de trazer o meu cachorro para passear.”
Prefeitura responsabiliza condomínio particular - A iluminação da praça, segundo a prefeitura de Guarulhos, é de responsabilidade de um empreendimento particular que está sendo construído ao lado do local. O órgão não soube dizer o nome do empreendimento e qual empresa realiza a construção, mas informou que poderá autuar a empresa. Sobre a falta de limpeza, a Secretaria do Meio Ambiente se comprometeu a enviar uma equipe até o local para averiguar a situação e remover o lixo.
Falta de segurança fica sem resposta da Polícia Militar - A Secretaria da Segurança Pública informou que a responsabilidade é da Polícia Militar, que não se manifestou até o fechamento desta edição.
Copyright Rede Bom Dia de Comunicações 2011. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Lecom S/A