Agro

Saúde e sabor em um só lugar: como plantar limão em vaso e colher frutos frescos e cheios de benefícios

Ter uma fruta fresca, sem agrotóxicos é o melhor para a sua família

Belo Horizonte, 07 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Todos conhecem o “azedume” dos limões e sua alta acidez. Eles não são as frutas que estão no topo da lista de preferidas pelas pessoas. Mas, mesmo assim, são lotados de antioxidantes e de vitaminas, além de vitamina C, ácido cítrico e potássio. Portanto, o limão confere vários benefícios para a saúde.

Mas, independentemente de “dar o ano todo” e contribuir para aboa saúde, seu sabor azedo não permite que muita gente consuma limões da forma in natura. O que a maioria faz é apenas usar o sumo para sucos ou para saborizar pratos. Agora, que tal aprender como cultivar limão no vaso e ter ao alcance das mãos uma frutinha tão especial e nutritiva?

Os 3 benefícios populares do limão para a saúde

Saúde e sabor em um só lugar: como plantar limão em vaso e colher frutos frescos e cheios de benefícios- Canva Pro
Saúde e sabor em um só lugar: como plantar limão em vaso e colher frutos frescos e cheios de benefícios- Canva Pro

Entre as vantagens de consumo mais difundidas, o Diário SP destaca:

1.Ótimo para problemas cardíacos

O limão é uma das frutas com grande teor de vitamina C. Conhecida também por ácido ascórbico, contribui para que os músculos se formem, assim como a cartilagem, o vaso sanguíneo e o colágeno dos ossos. Ademais, ajuda com o sistema imunológico e atua como antioxidante.

Aqueles que consomem boas fontes de vitamina C têm menos chances de sofrer com doenças cardíacas ou derrame. Os limões também contém flavonidas, reduzindo os problemas com os radicais livres. Os flavonidas também reduzem as doenças cardíacas e coronárias, uma vez que a vasodilatação coronariana é regulada, consequentemente, evitando a coagulação das plaquetas.

2.Auxílio contra o câncer

Dietas ricas em vegetais e frutas são essenciais para manter a saúde em dia. Vários cientistas concordam que os antioxidantes contidos nos limões potencializam o organismo na proteção contra o câncer, especialmente o de cólon, mama e próstata.

3.Diminuição da incidência de pedras nos rins

Pedra nos rins acontecem quando cristais de ácido úrico ou cálcio se formam no órgão, não sendo dissolvidas e expelidas na urina. Para que isso não aconteça, a ingestão do ácido cítrico protege o organismo dos cálculos renais. Isso porque o ácido aumenta o citrato, reduzindo os cristais que se transformam em pedra.

Além dessas vantagens de consumo, existem várias outras, já que os limões são frutas muito saudáveis.

Como cultivar limão em vaso

Para o cultivo do limão em vasos, siga o passo a passo:

  • Opte por um vaso grande para acomodar bem a planta. O ideal é que tenha 50 cm de profundidade e 60 cm de largura;
  • Coloque a camada de dreno no fundo, como pedras ou argila expandida;
  • Adicione substratos ricos em nutrientes. A mistura da terra vegetal, areia e composto orgânico é uma boa opção;
  • Cave um buraco e plante as mudas, contudo, o solo deve estar nivelado com as bordas do vaso;
  • A planta deve ser regada imediatamente, de forma que o solo fique apenas úmido;
  • O vaso tem que ser posicionado na luz direta por 6 horas diárias;
  • A fertilização é regular. Use adubo orgânico, por exemplo;
  • Podas também são regulares. Assim, controla o crescimento e o formato adequado;
  • Verifique se o limoeiro está doente por pragas, usando produtos específicos para controlar a infestação;
  • Colha as frutas apenas maduras.

Lembre-se de que plantar limão em vaso é simples, mas necessita de cuidados específicos. Um pouco de dedicação e atenção permitirá que a planta cresça saudável e bastante produtiva. Portanto, não perca mais tempo! Tenha seu limoeiro e consuma a fruta todos os dias para notar os melhores resultados.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo