O visual largado do rei do lixão chegará ao fim
A roupa surrada e o chapéu coberto de poeira continuam cobrindo o corpo de Nilo, personagem de José de Abreu em “Avenida Brasil”. O enrolar da barba dele é o mesmo e os dentes amarelados, inclusive, quase dão a certeza de que o “velho nojento”, de andar torto, – tão rejeitado por Carminha (Adriana Esteves) – ainda planejará uma nova emboscada. Dessa vez, para Nina (Débora Falabella). Mas no capítulo de quinta (17), essas evidências são falsas: “Vem para cá, paizinho”, diz Nina. Não demora, o olhar ardiloso do imperador do Lixão saí de cena, as pálpebras do tal velho ficam avermelhadas e as lágrimas quase correm por aquele rosto. “Esse homem só quer carinho, uma família”, explica o ator.
Nina, quase apta a roubar o posto de vilã de Carminha, percebe a carência afetiva e ganha um trunfo: o coração do velho. O público, por sua vez, vibra com Nilo. O termômetro está nas redes sociais, local, aliás, onde o intérprete adora esbravejar sobre política. Basta o folhetim começar para que ele e Nina apontem entre os Trending Topics (lista dos mais citados no Twitter). “Esse é um dos melhores personagens que eu já fiz. Sou elogiado inclusive pelos câmeras do Projac”, diz ele.
Bastidor nojento
A preparação para tal efeito é densa. Os dentes ganham duas camadas de uma tintura especial, os fios do cabelo são cobertos por uma pasta e o corpo leva jatos de óleo mineral. Nas ruas, alguns juram sentir o mau cheiro dele. “Eu adoro escutar isso.”
O visual largado, porém, chegará ao fim. No capítulo de sábado, já abrigado na casa de Nina, ele vai ao Lixão e chama Lucinda (Vera Holtz) para morar com ele. “Mesmo brega, ele vai arrumar a barba, pentear o cabelo e ficar cheiroso”, conta Zé. No lugar das garrafas de cachaça – que a produção enche com água – ele passará a tomar bons drinques. “Ele ficará meio parecido com o Tufão (Murilo Benício)”, revela o ator, que com a mesma barba no estilo Lula nos anos 1980 – homem que Zé mais admirou nos últimos anos de política – também atua no filme “O Tempo e o Vento”, previsto para 2013. O segredo do sucesso? “A barba?”, brinca.
Copyright Rede Bom Dia de Comunicações 2011. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Lecom S/A