COMENTÁRIOS FAÇA SEU COMENTÁRIO!

500 caracteres disponíveis

Todos os comentários publicados no site do Diário de São Paulo só serão publicados após avaliação da equipe web, o que pode gerar atraso na liberação de algumas mensagens.
Mensagens ofensivas, ou com palavras de baixo calão não serão publicadas.
O Diário de São Paulo não se responsabiliza legalmente pelo conteúdo dos mesmos.
Ao publicar mensagens no site do Diário de São Paulo, o internauta autoriza imediatamente a publicação do mesmo na edição impressa.
É fundamental que o nome completo e os dados de contato (e-mail) estejam corretos.
O Diário de São Paulo dá-se ao direito de não publicar mensagens suspeitas de spam, ou que contenham qualquer forma de discriminação.
Termos chulos ou ofensivos serão barrados.

codigo

aceito as cláusulas da politica de privacidade

Diário de São Paulo

VERSÃO
IMPRESSA
VERSÃO
IPAD
QUARTA-FEIRA
23 MAIO
viva
19/02/2012 19:18

7 escolas começam busca pelo título no Rio

Renascer, Portela, Imperatriz, Mocidade, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel desfilam neste domingo agência brasil

A nova passarela do samba abre as portas a partir das 21h de hoje (19) para o desfile das escolas do Grupo Especial. Na primeira noite vão passar pela Marquês de Sapucaí sete agremiações. Este ano, a capacidade do Sambódromo aumentou para 72 mil pessoas.

A primeira escola a desfilar é a Renascer de Jacarepaguá, campeã em 2011 do Grupo de Acesso, que aposta este ano nas cores e na criatividade do artista brasileiro radicado nos Estados Unidos Romero Brito. Com o enredo O Artista da Alegria dá o Tom na Folia, a estreante da zona oeste busca ficar no Grupo Especial.

Em seguida entra na passarela do samba uma das escolas mais tradicionais do carnaval carioca. A Portela busca o título trazendo para a avenida a religiosidade e os encantos da Bahia, traduzidos no enredo E o Povo na Rua Aantando. É uma Reza, um Ritual.

A Bahia continua em alta no desfile seguinte, da Imperatriz Leopoldinense, que faz uma grande homenagem ao escritor Jorge Amado. O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes é uma tentativa de retomar os dias de glória da Imperatriz, que chegou a arrebatar um tricampeonato entre 1999 e 2001, sob o comando artístico de Rosa Magalhães, mas atualmente aparece apenas na 8ª colocação no ranking da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), referente aos últimos cinco carnavais.

A Mocidade Independente de Padre Miguel desfila depois, com outra homenagem a um artista plástico, Cândido Portinari, com o enredo Por ti, Portinari: Rompendo a Tela, à Realidade. A verde e branco busca ansiosamente um título que a ajude a melhorar o desempenho. Nos dois últimos carnavais, ficou na sétima colocação, depois de dois outros anos na décima primeira posição.

A quinta escola a desfilar é a Porto da Pedra, que trará um enredo baseado na história do iogurte. Nos últimos cinco anos, a agremiação de São Gonçalo tem ficado entre as últimas posições, sendo que o melhor resultado nesse período foi um oitavo lugar, no ano passado.

A Beija-Flor, campeã do ano passado, com um enredo sobre o rei Roberto Carlos, é a sexta a entrar na avenida, trazendo as belezas do Maranhão. Nos últimos cinco carnavais, a escola de Nilópolis arrebatou três primeiros lugares, um segundo e um terceiro e tenta manter a hegemonia entre as grandes.

A última escola a pisar no Sambódromo, já nas primeiras horas da manhã, é a Unidos de Vila Isabel. Nos últimos três anos, a escola desfilou bem e garantiu três quartos lugares. Desta vez, tentará o campeonato com um enredo sobre Angola, mostrando as cores, a musicalidade e a história do país africano. Com Você Semba lá, que Eu Sambo cá. O Canto Livre de Angola, a azul e branco tentará repetir os títulos de 1988, com Kizomba, e o de 2006, com Soy Loco por ti América.

notícias relacionadas + NOTICIAS Comentários Comente Carregando...