O segredo de Tereza Cristina parece não ser nada de mais
Nos próximos capítulos, Tereza Cristina (Christiane Torloni), a vilã de “Fina Estampa”, vai convocar uma entrevista coletiva para contar que não, sua fortuna não vem de berço. Pressionada pelo repórter Beto Junior (Danilo Sacramento), a megera confirmará que sua mãe era uma empregada doméstica e foi adotada pelos patrões dela, após a morte da mulher.
Beto descobrirá sobre o passado graças a Antenor (Caio Castro). O filho de Griselda (Lilia Cabral) entregará um pen drive ao jornalista com as informações do notebook de Marcela (Suzana Pires). A sequência, prevista para ir ao ar no dia 3, no entanto, não encerrará a saga sobre o grande segredo de Tereza Cristina. A rainha do Nilo esconde mais do que a origem humilde. E isso só será revelado no fim da trama, previsto para março.
Tática/ Estender mistérios virou tática para manter a audiência. Segue a lógica do “quem matou?”, recurso tirado da narrativa policial que serve à teledramaturgia de maneira recorrente. A diferença é que a manobra costuma decepcionar o telespectador com uma frequência ainda maior. “Mas era só isso?”, questiona-se.
Última prova disso foi a revelação do segredo de Gerson (Marcello Antony), em “Passione” (2010). Apostou-se em algo bombástico para, no fim, se descobrir que ele era apenas chegado em sexo sujo. O público se revoltou com o desfecho do caso, levado durante meses a fio no Twitter. Hoje, o mesmo telespectador faz troça nas redes sociais prevendo uma solução nada convincente sobre o que Tereza Cristina tanta esconde.
Para o especialista Claudino Mayer, doutorando em telenovelas pela Universidade de São Paulo, o segredo é um dos componentes do melodrama, base que sustenta a telenovela e, invariavelmente, desperta na audiência reações negativas. “Para o público, a obviedade irrita. Mas se o autor inventa algo inédito, o espectador também se sente enganado”, observa ele, que cita a revelação da transexualidade de Augusta (Denise Del Vecchio) em “Vidas em Jogo” (Record) como um exemplo do segundo caso. Resta saber por qual motivo a audiência de “Fina Estampa” vai se decepcionar.
Copyright Rede Bom Dia de Comunicações 2011. Todos os Direitos Reservados