Agro

Colha o sucesso com estas técnicas de como plantar ervilha para uma horta saudável e produtiva!

Conheça os truques para ter uma leguminosa fresquinha na sua mesa

Belo Horizonte, 05 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – As ervilhas são um tipo de leguminosa versátil e nutritiva, bastante utilizada em receitas culinárias diversificadas. Dessa forma, aprender como plantar ervilha na sua casa é uma boa opção para aqueles que desejam manter uma horta produtiva e saudável ao alcance das mãos.

Abaixo, apresentaremos algumas dicas interessantes para quem deseja aprender como plantar ervilha. Assim, terá sempre um alimento fresco e delicioso para servir para toda a família. Se surpreenda com os elogios que receber pela ótima refeição preparada!

Por que ter ervilhas frescas em casa?

Colha o sucesso com estas técnicas de como plantar ervilha para uma horta saudável e produtiva!
Colha o sucesso com estas técnicas de como plantar ervilha para uma horta saudável e produtiva! – Adobe Stock

Há diversas razões para ter a leguminosa fresca em sua mesa. Mas, entre as principais, estão:

  • Sabor mais apurado – As ervilhas que são plantadas e colhidas diretamente do seu quintal, sem agrotóxicos, têm um sabor bem mais gostoso e apurado. A diferença é ainda mais notável quando se compara com as compradas no supermercado, que geralmente são colhidas antes do recomendado;
  • Mais saudável – Plantar suas próprias leguminosas, sem produtos químicos para o crescimento, é muito mais saudável. Elas contêm mais antioxidantes e nutrientes;
  • Economia – Cultivar ervilhas economiza dinheiro a médio e longo prazo, já que o custo com o supermercado pode ser elevado;
  • Diversidade culinária – Uma ervilha à disposição na hora do almoço ou jantar permite que sejam feitas receitas diferentes, explorando a culinária com criatividade e variedade.

Em resumo, as ervilhas frescas são boas maneiras de obter uma refeição saudável, saborosa e econômica.

Como plantar ervilha em casa?

Para ter sucesso na sua plantação, é preciso seguir alguns critérios que o Diário SP listou. São eles:

Escolher bem o local ideal para a plantação

Antes de aprender como plantar ervilha, deve-se escolher o local adequado para cultivo. A leguminosa prefere solo bem drenado e lugares com ótima iluminação. Portanto, opte por um ambiente que receba 6 horas diárias de sol e com um solo nutritivo.

Preparar o solo para plantio

Para que sua plantação seja saudável e realmente produtiva, é importante que o preparo do solo seja feito com cuidado. Remova as pedras e ervas daninhas do local. Depois, adicione um tipo de composto orgânico para aumentar a fertilidade do solo.

Plantar as sementes

O plantio de sementes é feito em uma profundidade de 2,5 cm. A distância entre as sementes deve ser de 10 cm, e entre as fileiras, de 60 cm. Posteriormente, basta regar bastante o solo e aguardar o crescimento.

Cuidar da plantação

Durante o crescimento das plantas de ervilha, é importante manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Regue as plantas regularmente, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, faça uma adubação orgânica a cada 15 dias para manter a planta saudável e produtiva.

Proteger as plantas

As plantas comumente são atacadas por doenças e pragas, comprometendo a produção. Para proteger a ervilha, realize a pulverização preventiva de 20 em 20 dias com inseticida orgânico. Além do mais, monitore as plantas para verificar qualquer sinal de infestação.

Colher as ervilhas

As ervilhas são colhidas assim que as vagens se formarem por completo, apresentando coloração verde-escura. Para colher, basta segurar a vagem na mão, cortando o caule em seguida. Assim, retire as ervilhas da vagem, lavando-as na água corrente.

Armazenar as ervilhas

A ervilha colhida pode ser armazenada em geladeira por, no máximo, 5 dias. Mas, congelada, por 6 meses. Para o congelamento, é só lavar na água corrente a fim de retirar qualquer impureza. Depois, cozinhe a leguminosa por 3 minutos, acondicionando um recipiente hermético.

Essa é a forma mais prática para ter como plantar ervilhas na sua casa, preparando um alimento fresco e saudável nas suas refeições. Lembre-se sempre de cuidar bem da plantação, conforme indicamos, para ter sucesso na sua horta.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo