Dinheiro

Comprar carro de locadora vale a pena? Confira dicas para não sair no prejuízo

São Paulo, 8 de novembro de 2022, por Cristiane Luzio Rodrigues – comprar carro de locadora pode ser uma alternativa para comprar seu carro com desconto. Porém, você precisa ter alguns cuidados para não acabar no prejuízo.

Periodicamente as locadoras de veículos renovam sua frota e colocam os carros usados ou semi-novos à venda. Nesse sentido, o Diário SP separou as principais dicas do Portal Uol para você para analisar as melhores condições para comprar carro de locadora.

Comprar carro de locadora vale a pena? Confira dicas para não sair no prejuízo (Fonte: Uol)
Comprar carro de locadora vale a pena? Confira dicas para não sair no prejuízo (Fonte: Uol)

De antemão, saiba que comprar carro de locadora pode valer muito a pena. Pois terá um carro, em sua maioria, semi-novo, pagando valores abaixo da média do mercado. Porém, na hora de fazer o seu test drive, você deve saber quais os pontos que precisam ser observados. Confira dicas que ajudarão na sua escolha.

Dicas para a hora de comprar carro de locadora

Logo após pesquisar os preços, quando escolher o carro que pretende comprar, ao fazer o test drive, antes de tudo, você conferir o laudo cautelar e aquele check list básico. Como, por exemplo, verificar se o carro tem riscos ou amassados.

Siga este passo a passo

Conforme matéria publicada pelo site Uol em 10 de outubro, importante seguir este durante o test drive:

  • ao ligar o carro, observe se a partida foi rápida, isso indicará que o veículo está com uma boa bateria;
  • quando estiver dirigindo, perceba com cuidado como está a troca de marchas e a embreagem, se não tem nenhuma dificuldade;
  • teste o carro em uma subida, e analise se o pedal da embreagem não irá trepidar na saída;
  • passar por alguns obstáculos para verificar se existem ruídos, que podem ser dos amortecedores ou da suspensão;
  • em uma linha reta, confira o alinhamento do volante e se tem alguma trepidação. Com cuidado, também tire um pouco a mão do volante e verifique se está alinhado;
  • acelere, com segurança, até 50 km/h e freie o veículo. Observe se o carro freia com segurança e não tem ruídos em seus discos freio.

Entretanto, vale ressaltar que esta inspeção não lhe assegurará totalmente que o veículo poderá apresentar defeitos, sobremaneira os ocultos. Por isso, dizem especialistas, importante ter atenção ao conjunto de motor e câmbio. Pois estes são os maiores custos, caso apresentem problemas posteriormente.

Portanto, para comprar um carro de locadora e ter o melhor custo-benefício, todo cuidado é pouco. Então, após verificar se a quilometragem é, relativamente, baixa, siga todos as dicas descritas. Com certeza elas lhe ajudarão na prevenção de prejuízos futuros.

Afinal, vale lembrar que o veículos de locadoras foram utilizados por diversas pessoas que não eram os seus verdadeiros donos. E, infelizmente, nesses casos as pessoas, no geral, tendem a não tomar o mesmo cuidado com o veículo, se seu o fosse.

Cristiane Luzio Rodrigues

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Redatora e revisora SEO em blogs de finanças e mercado financeiro. Advogada corporativa e especialista em Direito Administrativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo