Dinheiro

Black Friday: consumidor vai precisar pesquisar muito para comprar bem

Belo Horizonte, quarta-feira, 23 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A Black Friday está chegando e, para algumas pessoas, é a ocasião mais esperada do ano. Muitos compradores aguardam ansiosamente a chegada de novembro para concluir suas compras.

Por fim, este mês traz consigo inúmeras promoções e quedas significativas no preço dos produtos. Mas você sabia que paciência é a chave para fazer boas compras na Black Friday? Então, dê uma olhada nessas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Os preços de smartphones, aparelhos eletrônicos, videogames e muitos outros produtos geralmente ficam abaixo da média durante essa hiper-promoção. Mas será que isso realmente está incluído nas promoções do evento? Portanto, leia este artigo para saber como adquirir os produtos que deseja sem ser vítima de golpes e propaganda enganosa. 

Como comprar com vantagens na Black Friday?

Muitas pessoas são atraídas pelos preços dos produtos na Black Friday. Afinal, quem não fica chateado quando um produto muito desejado é disponibilizado por um preço significativamente mais baixo, não é verdade? Veja abaixo algumas dicas de como comprar com sabedoria e aproveitar as promoções:

Tenha o hábito de observar os valores

É fundamental consultar os preços dos produtos que deseja comprar cerca de um a dois meses antes do dia do evento se pretende fazer compras durante a Black Friday. Sabe quando você está “apaixonado” por um produto online há algum tempo? Portanto, isso pode evitar que você caia ao longo das promoções.

Isso se deve ao fato de muitas lojas não baixarem os preços de seus produtos. Em vez disso, eles realizam o anúncio com o valor original e alteram o valor anterior para um valor mais alto. Além disso, algumas lojas aumentam o preço do produto alguns dias antes do evento. Desta forma, após adicionar o desconto, o valor permanece o mesmo.

Compare os preços da Black Friday com preços fora da época

A pesquisa de preços é essencial neste momento. Mesmo que você ache o preço de uma loja razoável, é fundamental pesquisar em outras lojas para ter certeza de que não existe um preço mais alto já levado em consideração. Ademais, tenha cuidado se o preço for muito baixo.

Pesquise em outros estabelecimentos para saber o preço médio, pois você pode levar um susto. Existem alguns sites que filtram os valores dos produtos e os disponibilizam em ordem crescente. Você pode determinar quais lojas estão vendendo o item pelos preços mais acessíveis.

Tenha metas de compras

Ao longo da Black Friday, inúmeras promoções são oferecidas, e você vai perceber que muitas delas são, de fato, impraticáveis. Mas agora, é fundamental ter extrema cautela. Desse modo, se você não tem um objetivo e não tem certeza do que quer comprar, pode acabar fazendo compras desnecessárias. Como resultado, decida o que deseja comprar e classifique-o em ordem de importância.

Pesquise bem o frete

Muitas lojas dão a seus clientes a opção de fazer compras com frete grátis. Especialmente quando o valor do produto é alto. Mas, frequentemente, as compras online acabam não tendo o mesmo preço que o anúncio oferece. Por conta disso, o valor do traste poderá ser acrescido após a finalização da compra.

Existem algumas lojas que vendem produtos exclusivos sem um valor de frete. Enquanto outros fazem esse tipo de promoção em determinadas épocas do ano. Por outro lado, ainda existem alguns locais onde as entregas são feitas sem o pagamento de taxa. Portanto, sempre insira seu CEP e verifique se você sentirá estresse ou não.

Aproveite a Black Friday para usar Cashback

Algumas lojas possuem um sistema de cashback, cujo objetivo é recompensar os clientes por sua fidelidade, oferecendo-lhes certos benefícios. Como, por exemplo, implementar um reembolso de quantidade quando um produto é comprado naquela loja. Essa devolução pode assumir a forma de crédito a ser usado para comprar outros itens ou um reembolso parcial do preço de compra.

Por isso, além de pesquisar os preços mais baixos para o seu produto, verifique se a loja onde pretende fazer a compra possui um programa de recompensas. Por exemplo, cashback. Além disso, algumas lojas também oferecem cupons de desconto.

Por isso, verifique sempre se tem algum cupom para inserir ao final da compra. Desta forma, você pode obter descontos significativos em suas compras. A fim de se confirmar as informações acima citadas, você pode conferir a reportagem especial sobre o tema produzida pela equipe de jornalismo do G1, dia 21/11, clicando aqui.

Black Friday: consumidor vai precisar de muita paciência para comprar bem
Black Friday: consumidor vai precisar pesquisar muito para comprar bem – G1

Para finalizar, a Black Friday é um evento muito aguardado de tradição americana, mas pegou bem no Brasil, muitas ofertas são anunciadas neste período. Portanto, use e abuse destas dicas acima para aproveitar ao máximo em suas compras e ter vantagens de verdade. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo