Dinheiro

Receita Federal anuncia novidade para quem aguarda a restituição do IR

Belo Horizonte, quinta-feira, 24 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Contribuintes que enviaram o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) já podem consultar o lote residual da restituição. Os brasileiros já podem verificar se estão sendo considerados graças ao site que a Receita Federal abriu. Os valores daqueles que caíram no macete final, mas tiveram seus débitos pendentes regularizados, serão pagos pelo referido lote.

Segundo o Fisco, esta mensagem levará em conta 556.685 contribuições de grupos prioritários e não prioritários. Cerca de R$ 607 milhões do valor total da devolução serão distribuídos entre os contribuintes de acordo com a prioridade legal, sendo 15.889 deles idosos com mais de 80 anos. Outros 115.654 são os que têm entre 60 e 79 anos.

De acordo com a distribuição, 10.306 contribuintes que teriam suas contribuições devolvidas possuem algum distúrbio físico, mental ou emocional grave, e 47.774 cidadãos têm sua principal fonte de renda determinada pela Justiça. Em relação aos contribuintes não prioritários, serão atendidos 367.062. De qualquer forma, é importante ressaltar que o crédito só será depositado no dia 30 de novembro. Para maiores detalhes confira esta matéria do nosso Blog.

Como saber se estarei no lote de restituição?

O contribuinte que caiu no vermelho mas já regularizou sua situação deve acessar o site da Receita Federal pelo navegador, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar o Restituição”. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Receita Federal, disponível para iOS e Android.

No entanto, em caso de atrasos, o contribuinte poderá verificar a sua declaração e corrigir quaisquer informações que possam estar inexatas. Mas nesta situação, será necessário observar as próximas loterias de grão fino.

Como proceder se a restituição da Receita Federal não acontecer conforme esperado?

Na hipótese improvável de não efetivação do crédito, caso o contribuinte ainda esteja insolvente, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Assim, será necessário apenas reiniciar a liberação de valores através dos seguintes canais de atendimento:

  • Portal BB; ou
  • Central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Porém, caso a restituição não ocorra em até um ano, o contribuinte poderá solicitá-la por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta selecionar o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Minha Renda” e clicar no botão “Solicitar restituição no resgatada na rede bancária”. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, do dia 23/11, clicando aqui.

Receita Federal anuncia novidade para quem aguarda a restituição do IR
Receita Federal anuncia novidade para quem aguarda a restituição do IR – G1

Por fim, se você declara seu IR é sempre muito importante se atentar sobre as novidades da Receita Federal, com isso, pode evitar muita dor de cabeça e facilitar sua vida fiscal. Portanto, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo