Dinheiro

PIX: já é possível fazer o pagamento de impostos por esta modalidade, confira

Belo Horizonte, segunda-feira, 21 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Moradores de Boa Vista poderão pagar impostos via PIX a partir de 11 de novembro de 2022. De acordo com a Lei nº 2.344, a prefeitura pode acrescentar uma taxa de administração ao valor da cobrança. E esta medida pode evitar prejuízo no ressarcimento do município.

A medida da prefeitura, estabelece ainda que os pagamentos também podem ser feitos com cartões de débito ou crédito, além do PIX. A notícia teve publicação no diário oficial do jornal municipal. A Secretaria Municipal de Planejamentos e Finanças de Boa Vista está em contato com as operadoras para realizar o credenciamento e liberar os pagamentos por meio desses serviços, conforme informações divulgadas pelo G1. O novo empreendimento promete aumentar a praticidade e segurança nas cidades. Para maiores detalhes confira nesta matéria do nosso Blog.

Sobre o PIX e seu funcionamento

Em apenas dois anos de operação, mais de 138 milhões de brasileiros cadastraram suas chaves, tornando o PIX um dos meios de pagamento preferidos no Brasil. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizou informações sobre a movimentação de 26 bilhões de transações.

“O Pix começou como o sistema de pagamento instantâneo do Brasil, mas depois de apenas dois anos de operação, cresceu e é muito mais do que isso. Ele possibilita agendar transações, pagar contas à vista e sacar dinheiro em qualquer valor, segundo Renato Dias Gomes, diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central do Brasil.

O sistema de pagamentos desenvolvido e administrado pelo Banco Central permite que os usuários façam transferências para outras contas em menos de dez segundos. Além disso, o PIX funciona 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

Vale lembrar que essa forma de pagamento pode ser utilizada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídica, inclusive microempresários. Pessoas que usam o PIX fisicamente podem inserir até 5 chaves, enquanto pessoas que usam na PJ podem inserir até 20. Mais informações sobre o PIX podem ser encontradas nos canais de atendimento do Banco Central.

Saiba como pagar suas contas utilizando esta modalidade como meio de pagamento

De acordo com o Banco Central, os usuários do PIX podem utilizar o sistema de pagamento para quaisquer transações, inclusive pagamento de boletos e impostos. A única necessidade neste caso é que o destinatário aceite o pagamento via PIX.

O usuário deve abrir o aplicativo de sua instituição de namoro e acessar a área de funções, que normalmente se encontra no menu principal, para efetuar o pagamento de uma assinatura por meio do PIX. O próximo passo é escolher entre as duas opções disponíveis: “Pagar com QR Code” ou “Pix Copia e Cola” .

Quando um QR Code está presente em um ticket, basta o cliente escolher essa opção e apontar a câmera do celular para o código. Para finalizar, basta verificar o valor da conta, digitar a senha do aplicativo e confirmar a operação. Quando o cidadão escolher “PIX Copia e Cola”, será necessário copiar o código, inseri-lo na área designada no aplicativo e concluir o pagamento. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem sobre o tema produzido pela equipe de jornalismo do G1, dia 17/11, clicando aqui.

PIX: já é possível fazer o pagamento de impostos por esta modalidade, confira
PIX: já é possível fazer o pagamento de impostos por esta modalidade, confira – G1

Por fim, o PIX chegou para ficar, através dele no futuro será possível resolver muitas transações financeiras que hoje só é possível através de cartão ou boletos. Portanto, ficar atento às novidades sobre o tema é muito importante para facilitar a vida e torná-la mais prática. Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo