Alerta

Frigorífico em MT é fechado pela Justiça por problemas sanitários

Decisão judicial que determina a suspensão das atividades e a interdição de um abatedouro em Mirassol D' Oeste

Nova Mutum-MT, terça-feira, 09 de maio de 2023, por Dieverson Zanin – A 1ª Promotoria de Justiça Cível do município de Mirassol D’ Oeste, localizado a 300 km de Cuiabá, obteve uma decisão judicial que determina a suspensão das atividades e a interdição de um abatedouro na região.

A empresa foi acusada de não cumprir com as condições mínimas exigidas para o seu funcionamento, tanto do ponto de vista estrutural quanto sanitário. A decisão foi baseada em uma denúncia a respeito do funcionamento irregular do abatedouro, que foi inspecionado e notificado pelo Ministério Público de Mato Grosso.

Vistorias realizadas no local constataram inúmeras irregularidades, entre elas a ausência de condições higiênicas sanitárias, a falta de controle de temperaturas e de um programa de análise de perigos e pontos críticos de controle, bem como a inexistência de controle de pragas e monitoramento da higienização pré-operacional. Além disso, o local não possuía manutenção de médico veterinário como responsável técnico.

Abatedouro - Foto: CANVA
Abatedouro – Foto: CANVA

Irregularidades representavam risco

Segundo a promotora de Justiça Tessaline Higuchi, essas graves irregularidades representavam um risco iminente para a saúde pública e o meio ambiente, já que os produtos fornecidos pelo abatedouro poderiam estar contaminados com diversas doenças, como brucelose, hidatidose, salmonelose, clostridiose, teníase-cisticercose, entre outras.

Diante dessa situação, a justiça determinou a interrupção imediata do abate de animais, transporte, fornecimento e comercialização de produtos de origem animal, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, limitada ao total de R$ 50 mil. Veja mais notícias em nosso site.

Dieverson Zanin

Criador de Web Conteúdo para o grupo DiárioPrime. E-mail para contato: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo