Notícias

Eleições: Bolsonaro tem 49% contra 43% de Lula no 2º turno das eleições entre eleitores paulistas

São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho –Jair Bolsonaro (PL) tem 49% das intenções de voto para presidência contra 43% Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando se considera apenas os eleitores do estado de São Paulo. Isso se refere ao segundo turno das eleições presidenciais, segundo os dados divulgados pelo instituto DataFolha nesta quinta-feira (27).

Como a margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Isso de acordo com as perspectivas para as eleições do final de semana.

Além disso, ainda de acordo com o levantamento, 6% disseram que vão votar em branco ou nulo nas eleições. Enquanto isso, outros 2% não sabem ou não responderam no maior colégio eleitoral do país, onde mais de 30 milhões de pessoas estão aptas a votar.

Agora, os dois candidatos vão se enfrentam nas urnas no próximo domingo, dia 30 de outubro, na disputa que acontece em todo o país. O horário das eleições é das 8h às 17h e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Eleições: outros números da pesquisa

Segundo o Datafolha, durante os dias 25 e 27 de outubro foram ouvidos 1.022 eleitores no estado de São Paulo. Assim, o instituto consultou apenas pessoas acima dos 16 anos, aptas a votar.

De acordo com o instituto, o grau de confiança da pesquisa é de 95%. Então, a cada 100 pesquisas que se fazem, 95 ficam com o resultado assertivo, o que aumenta a confiabilidade do levantamento.

Outra questão importante é que São Paulo, por concentrar o maior eleitorado do país, também serve como importante parâmetro na pesquisa. Ainda assim, somando todos os estados, Luiz Inácio Lula da Silva está na frente.

Eleições: Bolsonaro tem 49% contra 43% de Lula no 2º turno das eleições entre eleitores paulistas. Foto: Canva
Eleições: Bolsonaro tem 49% contra 43% de Lula no 2º turno das eleições entre eleitores paulistas. Foto: Canva

Agora, considerando apenas os votos válidos no segundo turno, Bolsonaro tem 53% das intenções no estado de São Paulo, enquanto Lula tem 47%. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), esses números valem para o resultado final das eleições, onde se desconsideram os dados de brancos e nulos.

Aprovação do governo

Além de tudo, o Instituto Datafolha também pesquisou a aprovação do governo de Jair Bolsonaro no estado de São Paulo. Neste caso, 39% consideram o governo como ótimo ou bom. Além disso, outros 39% consideram como ruim ou péssimo, enquanto outros 21% consideram o atual governo como regular.

Após a votação de domingo, quem vencer assume a presidência no dia 1º de janeiro de 2023. Além disso, terá direito a quatro anos de mandato, de acordo com a Constituição Federal.

No entanto, para quem estiver no primeiro mandato, poderá concorrer a um novo mandato nas próximas eleições presidenciais, previstas para o ano de 2026. Atualmente, Bolsonaro está em seu primeiro mandato e busca a reeleição neste ano.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo