Notícias

Eleições: Lula tem 50,2% contra 49,8% de Bolsonaro e estão em empate técnico, diz Paraná Pesquisas

São José dos Campos-SP, 25 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50,2% das intenções de votos válidos para o segundo turno das eleições presidenciais, contra 49,8% de Jair Bolsonaro (PL). Desta maneira, eles estão em empate técnico, segundo os dados do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta terça-feira (25).

Isso porque a margem de erros do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. E também há 95% de grau de confiança, ou seja, a cada 100 pesquisas feitas, 95 têm o resultado correto.

Atualmente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, para a contagem final da votação. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Veja em seguida: Problemas no empréstimo consignado; a Caixa já retornou às operações

Intenção de votos totais nas eleições

No entanto, a Paraná Pesquisas também divulgou os dados da pesquisa estimulada, com os resultados totais nesta terça-feira. Assim, Lula também tem os mesmos 0,4% de vantagem sobre Bolsonaro.

Neste caso, o petista está com 42,9% das intenções de votos, contra 42,5% de Bolsonaro. Por sua vez, brancos e nulos somam 5,7%, enquanto outros 9% não sabem ou não responderam.

Segundo a Paraná Pesquisas, neste último levantamento foram consultados 2.020 pessoas com idade para votar. Entre os dias 20 e 24 de outubro, a instituição fez o levantamento visando as eleições do dia 30 de outubro. A pesquisa também foi registrada no TSE, conforme o regulamento eleitoral.

Eleições: Lula tem 50,2% contra 49,8% de Bolsonaro e estão em empate técnico, diz Paraná Pesquisas. Foto: CanvaEleições: Lula tem 50,2% contra 49,8% de Bolsonaro e estão em empate técnico, diz Paraná Pesquisas. Foto: Canva

Comparativo

Ainda segundo a Paraná Pesquisas, considerando os votos válidos, Lula teve uma oscilação de intenções de votos em relação à última pesquisa divulgada na semana anterior. Antes, o petista estava com 51,3%, contra 48,7% de Bolsonaro, ainda dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

No domingo, as eleições do segundo turno acontecem em todas as cidades do território brasileiro, onde 12 estados ainda vão eleger governadores e até mesmo oito cidades vão eleger prefeitos.

Então, quem ganhar as eleições vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, de acordo com a lei eleitoral. Além disso, terá quatro anos de mandato, podendo concorrer a uma reeleição, desde que esteja no atual primeiro mandato.

Segundo turno nas eleições diretas

Atualmente, o segundo turno das eleições brasileiras acontece desde 1989. Na oportunidade, foi a primeira votação direta para presidente desde a redemocratização do país. Assim, Fernando Collor de Mello venceu Lula no segundo turno.

Por fim, o segundo turno das eleições sempre acontece entre os dois primeiros colocados do primeiro turno, que este ano aconteceu no dia 2 de outubro. Porém, existe a possibilidade de definição no primeiro turno, desde que o primeiro colocado tenha 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, os candidatos precisam disputar o segundo turno das eleições.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo