Direitos

Encceja 2022: confira o gabarito oficial da prova e veja quantas questões acertou

São José dos Campos-SP, 12 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na tarde desta segunda-feira (12) o resultado do exame do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Segundo o instituto, a prova deste ano teve 16 milhões de inscritos e aconteceu no dia 28 de agosto. Basicamente, o Encceja é uma prova para os concluíram o Ensino Fundamental no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Assim, essas pessoas vão precisar fazer esse exame para validar a formatura e pode ingressar em um ensino acima, como uma faculdade, por exemplo. Assim, confira os resultados do gabarito da prova para ver quantas questões acertou. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto

Quando sai o resultado do Encceja?

Agora, o Inep divulgou apenas o gabarito oficial da prova do Encceja. No entanto, o resultado mesmo das provas deverá sair em dezembro, para saber se, oficialmente, o aluno passou e poderá concluir o ensino fundamental e o ensino médio.

De todo o modo, vai conseguir passar na prova quem conseguir as notas mínimas nas provas de conhecimentos gerais e também na redação. Mas o resultado final ainda está pendendo de ser divulgado.

Inclusive o gabarito seria inicialmente divulgado na última sexta-feira (9). No entanto, o Inep optou por transferir para esta segunda-feira.

Qual a nota mínima para passar no Encceja?

Atualmente, o Encceja tem cinco competências de aplicação, além da redação no dia da prova. Assim, a nota máxima é 10 pontos, mas o aluno precisa tirar, pelo menos, 5 para conseguir passar, na média geral.

Portanto, para o aluno conseguir tirar a nota mínima, precisa estudar e se dedicar, assim como um vestibular. Além disso, para participar, precisa ter pelo menos 15 anos no Ensino Fundamental e 18 anos no Ensino Médio.

Encceja 2022: confira o gabarito oficial da prova e veja quantas questões acertou. Foto: Canva
Encceja 2022: confira o gabarito oficial da prova e veja quantas questões acertou. Foto: Canva

Outro dado importante é que o Encceja acontece para pessoas que moram no exterior e também para PPL (Pessoa Privada de Liberdade). Inclusive, para este segundo caso, as provas vão acontecer nos dias 11 e 12 de outubro. Já quem está no exterior terá a prova neste próximo domingo, dia 18 de setembro.

Quantas vezes por ano acontece a prova?

Segundo o Inep, responsável pela aplicação do conteúdo, o Encceja acontece uma vez no ano. Desta maneira, é importante não faltar para não perder a oportunidade. Além disso, essa prova pode ser um importante preparatório para concursos e até mesmo para passar em um vestibular futuramente.

Por fim, é importante se preparar, fazer a prova e depois conferir o gabarito com atenção no site do Encceja quando for publicado. Até para conferir de forma correta e não achar que teve um resultado diferente do real.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo