Notícias

Paraná Pesquisas: Tarcísio de Freitas lidera 2º turno em São Paulo contra Fernando Haddad; veja os números

São José dos Campos-SP, 21 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 57,2% dos votos válidos contra 42,5% de Fernando Haddad (PT) nas eleições de segundo turno para governador de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Assim, os votos válidos já excluem brancos, nulos e indecisos no levantamento da Paraná Pesquisas. Até porque, no dia da eleição, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas esses números, de acordo com a legislação.

Agora, o segundo turno das eleições em São Paulo acontece no outro domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h, assim como no restante do país em que terá votação. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos estimulados da Paraná Pesquisas

A Paraná Pesquisas também divulgou o levantamento das intenções de votos estimuladas. Neste caso, Tarcísio de Freitas tem 51% das intenções de votos, contra 37,7% de Fernando Haddad.

Além disso, segundo o levantamento, outros 6,4% disseram que vão votar em branco ou nulo no dia 30 de outubro. Outros 5% não sabem em quem votar ou não quiseram responder à Paraná Pesquisas.

De acordo com o instituto, a margem de erros das pesquisas é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Além disso, o índice de confiança é de 95%, ou seja, para cada 100 pesquisas realizadas, 95 têm o resultado correto.

Segundo a Paraná Pesquisas, a equipe ouviu 1.810 eleitores acima dos 16 anos, de forma presencial por quatro dias. Então, o levantamento aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro, em diversas cidades do interior paulista.

Paraná Pesquisas: Tarcísio de Freitas lidera 2º turno em São Paulo contra Fernando Haddad; veja os números. Foto: Canva
Paraná Pesquisas: Tarcísio de Freitas lidera 2º turno em São Paulo contra Fernando Haddad; veja os números. Foto: Canva

Fim da era do PSDB em São Paulo

As eleições de 2022 para governador de São Paulo, que a Paraná Pesquisas vem acompanhando, marcam o fim de 24 anos de governo ininterrupto do PSDB no estado. Isso porque Ronaldo Garcia, atual governador, não conseguiu se reeleger e ficou em terceiro lugar ainda no primeiro turno.

No entanto, já disse que vai apoiar Tarcísio de Freitas no segundo turno. Enquanto isso, o PT nunca governou o estado de São Paulo. Ainda assim, Fernando Haddad foi prefeito da capital paulista entre 2012 e 2016, mas sem conseguir se reeleger.

Depois, em 2018, disputou a eleição presidencial e chegou ao segundo turno com Jair Bolsonaro, perdendo no final. Agora, pela primeira vez disputa as eleições para governador e chegou a liderar as pesquisas no primeiro turno.

Por sua vez, Tarcísio de Freitas disputa as eleições pela primeira vez, após ser ministro da Infraestrutura durante o governo de Bolsonaro. Embora seja do Rio de Janeiro, possui domicílio eleitoral em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, onde vota. Agora, se as eleições fossem hoje, estaria eleito, de acordo com a Paraná Pesquisas.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo