Agro

Terra vermelha é boa para plantar? Descura o potencial do solo que pode impulsionar seus resultados

Veja o que você consegue cultivar nesse tipo de solo

Belo Horizonte, 08 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A “terra vermelha” é o nome dado ao tipo do solo que rico em nutrientes e minerais Sua tonalidade é avermelhada por conta da presença do óxido de ferro. Mas, determinar se a terra vermelha é boa para plantar depende de alguns fatores, como o clima local, drenagem, entre outras coisas.

Em geral, pode-se dizer que sim, a terra vermelha é boa para plantar, especialmente certas culturas que costumam se adaptar melhor a solos ácidos que tenham baixa disponibilidade de fósforo. No entanto, deve-se lembrar que cada um dos tipos de solo precisa de cuidados específicos de manejo, como adição de fertilizante, irrigação adequada, etc. Assim, garantirá um ótimo desenvolvimento das espécies plantadas.

Terra vermelha é boa para plantar o quê?

Terra vermelha é boa para plantar? Descura o potencial do solo que pode impulsionar seus resultados
Terra vermelha é boa para plantar? Descura o potencial do solo que pode impulsionar seus resultados – Freepik

A terra vermelha, também conhecida como argilosa, é uma das opções que retém boa quantidade d’água. Dessa forma, invista em cultivo de espécies como a Amaryllis ou, quem sabe, algumas plantas ornamentais, por exemplo, a pata de elefante. Se você tiver uma área maior para plantio, este solo argiloso renderá bem com o crescimento do morango, assim como com o de milho.

Como transformar esse solo em uma terra fértil?

De maneira totalmente orgânica, consegue-se o processo por meio de ingredientes encontrados em casa, por exemplo, casca de ovo triturada, casca de banana, borras de café, entre outros tipos de alimento limpo. Isso significa fazer uma adubação que reporá os nutrientes que a terra por ventura perdeu, deixando-a pronta para que o plantio se torne realmente produtivo.

Pode misturar terra vermelha com terra vegetal?

O Diário SP se informou e pode sim. A terra vermelha é boa para plantar, mas, se você quiser, pode misturá-la com outras que também são. Faça um “combo” com a terra marrom/preta para reunir as matérias orgânicas, os adubos e, consequentemente, deixar o composto mais enriquecido. Quem assim desejar, pode acrescentar um pouco de terra amarela, quando houver a necessidade de maior drenagem para o substrato.

Quais os outros tipos de terra para plantas?

Além da terra vermelha, tem-se a terra marrom/preta, que é um solo comumente encontrado em matas, com uma riqueza excepcional em matéria orgânica. Isso porque várias folhas, flores e animais morrem por lá. Junto com essa decomposição, ainda tem a umidade e a retenção do ar.

Já a terra também contém matéria orgânica, mas em menos quantidade. É considerada “pobre”, pois não retém sais minerais nem água. Se for usá-la, será preciso adicionar outros tipos de solo, adubo e mais matéria orgânica.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo