Notícias

Eleições: Lula tem 50% contra 43% de Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Ipec

São José dos Campos-SP, 24 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de votos contra 43% de Jair Bolsonaro para as eleições presidenciais deste ano. Os dados foram divulgados no início da noite desta segunda-feira (24) pelo Instituto Ipec.

Ainda segundo a pesquisa, os que vão votar em branco ou nulo somam 5%. Enquanto isso, outros 2% não sabem ou não responderam em quem vão votar nessas eleições presidenciais. De acordo com o Ipec, na pesquisa anterior, há uma semana, o resultado foi exatamente o mesmo.

Agora, o segundo turno das eleições presidências acontece no próximo domingo (30), com votação das 9h às 17h, pelo horário de Brasília. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos válidos nas eleições

Ainda segundo a pesquisa que o Ipec divulgou nesta segunda-feira, se for considerar apenas os votos válidos, Lula fica com 54%, contra 46% de Bolsonaro. Isso porque, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para a contagem final dos votos nas eleições se consideram apenas os votos válidos.

Para esta pesquisa do Ipec, a margem de erros é a mesma das anteriores, ou seja, dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, o índice de confiança do levantamento segue em 95%.

Então, para cada 100 pesquisas que se realiza, se acertam o resultado em 95 delas. Assim, aumenta também a confiabilidade do resultado final.

Eleições: Lula tem 50% contra 43% de Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Ipec. Foto: Canva
Eleições: Lula tem 50% contra 43% de Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Ipec. Foto: Canva

Além disso, a pesquisa sobre as eleições aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, onde o Ipec entrevistou 3.008 eleitores em 183 cidades. Mas podem participar apenas pessoas acima dos 16 anos, ou seja, quem já está apto para votar.

O que é o segundo turno

No Brasil, o segundo turno das eleições acontece desde 1989, quando o país voltou a ter votação direita para presidente depois de quase 30 anos. Na prática, a eleição tem um turno com todos os candidatos.

Depois, os dois primeiros colocados vão para o segundo turno, desde que o primeiro colocado não tenha ao menos 50% dos votos válidos mais um. Então, se isso acontecer, o pleito se define ainda no primeiro turno.

Desde a redemocratização e a volta da eleição direta, houve segundo turno em 1989, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Apenas em 1994 e 1998 o presidente se elegeu ainda no primeiro turno. Na época, foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Por fim, quem ganhar as eleições presidenciais deste ano assume o cargo no próximo dia 1º de janeiro, com mandato de quatro anos. Se estiver ainda no primeiro mandato, terá o direito a disputar a reeleição para mais quatro anos.

Além das eleições presidências, há também o segundo turno em 12 estados brasileiros, que ainda não elegeram seus governadores no primeiro turno. Além de oito cidades que também vão escolher seus prefeitos.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo