Notícias

Datafolha: Lula tem 49% contra 45% de Bolsonaro na pesquisa do dia 19 de outubro

São José dos Campos, 20 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados no segundo turno das eleições presidenciais. Isso porque, segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, dia 19 de outubro, o petista tem 49% das intenções de votos, contra 45% do atual presidente.

Desta maneira, a margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, os resultados poderão ter essa diferença, onde atualmente Lula tem uma pequena vantagem na pesquisa eleitoral.

Agora, o segundo turno das eleições presidenciais está marcado para o dia 30 de outubro. Assim, o Brasil conhecerá o seu novo presidente da República e o blog Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Além disso, brancos e nulos somam 4% dos eleitores, enquanto 1% não sabem ou não responderam a pesquisas. Segundo o Datafolha, o levantamento foi feito entre os dias 17 e 19 de outubro.

Pesquisa com votos válidos

No entanto, o que vale para a apuração final dos votos no dia da eleição é o voto válido. Neste aspecto, Lula teria 52%, contra 48% de Bolsonaro, onde há também o empate técnico por conta das regras da pesquisa.

Consequentemente, o que se vê é que ainda há uma grande polarização entre os dois candidatos e a eleição de 2022 promete ser a mais disputada dos últimos tempos. Aliás, poderá ser a mais equilibrada da história do Brasil.

Datafolha: Lula tem 49% contra 45% de Bolsonaro na pesquisa do dia 19 de outubro. Foto: Canva
Datafolha: Lula tem 49% contra 45% de Bolsonaro na pesquisa do dia 19 de outubro. Foto: Canva

Outros dados do levantamento do Datafolha

Ainda na pesquisa do Datafolha para o segundo turno divulgada nesta semana, Lula lidera entre as mulheres, com 51% dos votos, contra 42% de Jair Bolsonaro. Isso já considerando os votos válidos do levantamento realizado.

Além disso, o petista está na frente entre os mais jovens, entre 16 e 24 anos, onde tem 50% dos votos contra 41% de Bolsonaro. Segundo o Datafolha, na faixa dos 45 a 59 anos Lula lidera com 51% contra 44% do atual presidente, assim como entre os mais de 60 anos. Lá, a vantagem é de 52% a 43% para Lula.

Entre os eleitores com menor índice de escolaridade, Lula está na frente, com 58% contra 38% de Bolsonaro. Inclusive, Lula está na frente entre os que ganham até dois salários mínimos: 57% a 37%, uma das maiores vantagem dele na pesquisa eleitoral.

Por sua vez, Bolsonaro tem melhor desempenho no Datafolha entre eleitores evangélicos, com 66% contra 28% de Lula. Mas Bolsonaro também está na frente na região sul, com 55% contra 38% dos votos. Ele também lidera no Sudeste e no Centro-Oeste, com 50 a 43% e 53 a 39%, respectivamente.

Depois, Bolsonaro também lidera entre todas as faixas de renda acima de dois salários mínimos. Os dados foram divulgados pelo Datafolha, que consultou eleitores nos dois dias em cidades dos 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo