Dinheiro

Bandeiras de cartão de crédito: qual a função delas e qual é a melhor? Confira

Belo Horizonte, quarta-feira, 30 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Existem inúmeros termos relacionados aos negócios envolvidos no mundo dos cartões; alguns exemplos desses termos incluem operadora, emissora e bandeira. Mas o que são as bandeiras de cartão de crédito e para que servem?

Mais de 130 milhões de cartões estão em uso no Brasil, e cada um tem sua própria bandeira. As bandeiras em seu cartão de crédito oferecem mais do que apenas um logotipo impresso em seu cartão; eles especificam onde você pode usá-lo e ajudam a organizar transações de compras e vendas. Entenda como eles funcionam e como se relacionam com suas compras na matéria do nosso Blog.

O que fazem as bandeiras do cartão de crédito?

Como bandeiras, as empresas atuam como intermediárias nas transações de compra e venda entre estabelecimentos comerciais e o emissor do cartão. Isso significa que cabe ao desenvolvedor criar as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito por máquinas, sites e aplicativos.

Além disso, eles especificam as diretrizes de uso e garantem que os pagamentos feitos pelos clientes sejam encaminhados com segurança ao estabelecimento. Nenhuma das máquinas ou plataformas aceitam todas as marcas de bandeira. Quanto mais aceita sua bandeira, mais oportunidades terá de usar seu cartão nos estabelecimentos.

E no Brasil, Qual a bandeira de cartão mais aceita?

Embora existam várias bandeiras de cartão de crédito, Mastercard, Visa e Elo são as três mais populares no Brasil. Segundo dados do Banco Central, juntos eles respondem por quase 120 milhões dos cartões emitidos no país. Ou seja, essas três bandeiras respondem por quase 90% de todos os cartões de crédito brasileiros em uso.

E não é só aqui. Os principais cartões são muito usados ​​pelos brasileiros além de estarem presentes em centenas de outros países. Além disso, são aceitos em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

Por isso, é importante ficar atento à bandeira e saber onde ela é aceita. A maioria das empresas que aceitam pagamentos com cartão de crédito permite que os clientes usem qualquer uma das principais bandeiras, mas é comum ver certas promoções ou lançamentos de produtos feitos em colaboração com uma determinada bandeira.

Qual a diferença entre operadora e bandeira de cartão de crédito?

Enquanto uma bandeira é responsável por gerenciar as compras e vendas feitas com cartão de crédito, a operadora do cartão é responsável por gerenciá-lo. Dessa forma, ela trabalha diretamente com os clientes.

Ou seja, cabe à operadora decidir os limites do cartão de crédito, incluindo as tarifas associadas à sua utilização (ou não pagamento, por exemplo). Além disso, ela também envia e emite faturas. Também é responsabilidade da operadora disponibilizar uma central de atendimento para consultas ou solicitações com relação ao cartão.

Qual bandeira de cartão de crédito é melhor para usar?

Não existe uma resposta definitiva; para escolher o que é melhor para você, é necessário compreender o que você está procurando. Se ter certeza de que seu cartão será aceito na maioria dos estabelecimentos que você frequenta (ou pretende frequentar) é o mais importante para você, vale a pena optar por um cartão com bandeira largamente aceita.

Além disso, os benefícios exclusivos da banda variam de descontos em estabelecimentos a esquemas de acúmulo de pontos e assistência em viagens internacionais. Isso varia de acordo com a categoria do seu cartão e pode ser levado em consideração na hora de decidir qual opção melhor atende às suas necessidades.

Lembre-se que essas iniciativas são da bandeira e não da operadora. Poderá facilmente saber a que vantagens tem direito e como aproveitá-las visitando o site da bandeira do cartão e revendo todas as vantagens associadas a cada categoria. A fim de se verificar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do Estadão no E-investidor clicando aqui, na matéria feita em julho desse ano.

Bandeiras de cartão de crédito: qual a função delas e qual é a melhor? Confira
Bandeiras de cartão de crédito: qual a função delas e qual é a melhor? Confira – Estadão

Por fim, milhões de pessoas utilizam cartão de crédito no Brasil mas poucas sabem a diferença entre bandeira e operadora, outras sequer sabem o conceito de bandeira de cartão. Portanto, é muito importante conhecer aquilo que usamos diariamente para podermos desfrutar de eventuais benefícios disponibilizados por estas empresas. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo