Agro

Jaca caseira: uma fruta rica em nutrientes que pode ser cultivada facilmente no seu quintal

Tem como plantar jaca em casa? Conheça um pouco mais das propriedades da fruta e como cultivá-la

Belo Horizonte, 09 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Se você não sabe se é possível ter uma jaqueira em casa, o que a fruta oferece de benefícios de consumo além do sabor, está no lugar certo. Hoje, mostraremos como plantar a jaca no seu quintal e como cuidar bem da árvore para que renda frutos saudáveis e extremamente deliciosos.

Sabemos que a jaca é um tipo de fruta que se encaixa naquele “8 ou 80”, difícil de ter um meio termo. Aqueles que gostam, gostam de verdade, mas outros, não. Se você é daqueles que curtem a frutinha exótica e está ansioso para aprender o que é preciso para ter a árvore frutífera no pomar, confira abaixo os detalhes.

Como é que se come jaca?

A jaca é bastante popular nos países tropicais, certamente incluindo aqui no Brasil. Como a fruta tem a casca espinhosa, grossa e é grande, pode ser meio desajeitada para consumir. Então, para comê-la, é importante remover primeiro a casca e as sementes. Assim, faça da seguinte forma:

  • Lave bastante a jaca a fim de remover sujeiras ou resíduos;
  • Use a faca afiada e grande para cortar ao meio;
  • Remova todas as sementes com cuidado, usando colher ou a faca mesmo;
  • Separe a carninha da fruta, cortando-a em pequenos pedaços.

As jacas são consumidas frescas, cozidas ou assadas. Como sua textura é fibrosa, semelhante a uma carne, é frequentemente usada como substituto de pratos vegetarianos e veganos. Como sobremesa, pode compor bolos e sorvetes.

Tem como plantar jaca em casa?

Sim, tem como plantar jaca em casa, e facilmente, desde que haja espaço adequado, assim como cuidados básicos para cultivo. A jaqueira é uma planta tropical, que precisa de clima úmido e quente para se desenvolver melhor.

Para plantar sua fruta, é preciso ter o espaço amplo com ao menos 4 m de altura, bem como 3 m de diâmetro. Sem contar que as jacas precisam do solo com bastante nutrientes e uma boa drenagem, além do pH levemente ácido.

O plantio se faz pelas mudas ou sementes, colocadas nas covas que tenham aproximadamente 50 cm de profundidade. Assim, preste atenção também no espaçamento de 10 m, caso for plantar mais de uma árvore. Ademais, outro cuidado importante é com a água, pois a jaqueira adora ser regada regularmente, especialmente nos períodos mais secos.

Jaca caseira: uma fruta rica em nutrientes que pode ser cultivada facilmente no seu quintal - Canva Pro
Jaca caseira: uma fruta rica em nutrientes que pode ser cultivada facilmente no seu quintal – Canva Pro

Quais são os benefícios de comer a fruta?

A jaca é rica em diversos nutrientes, oferecendo uma gama de benefícios para a nossa saúde. Entre eles, o Diário SP destaca:

  • Fonte de minerais e vitaminas – A fruta contém vitaminas e minerais variados, como vitamina C, B6, potássio, tiamina e magnésio;
  • Rica em fibra – As jacas são fontes de fibras que ajudam na promoção da regularidade intestinal mantendo a saciedade depois das refeições. Sem contar que contribui com o alívio na constipação e na promoção da digestão saudável;
  • Auxílio no controle do açúcar no sangue – Essa fruta, segundo estudos, auxilia na regulação dos níveis do açúcar no sangue especialmente com diabetes tipo 2;
  • Ajuda na redução do risco de doença crônica – A jaca tem antioxidantes que ajudam na proteção de doenças crônicas, como câncer.

Em suma, as jacas são saudáveis e nutritivas que podem ser plantadas em casa facilmente. Assim, levando para a sua mesa, a fruta promoverá a saúde geral e prevenirá doenças.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo