Dinheiro

Moedas antigas: como colecionar e até ganhar dinheiro com elas? Confira essas dicas

São José dos Campos-SP, 6 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Moedas antigas sempre geraram fascínio em muitos colecionadores. Afinal de contas, são itens raros, difíceis de se encontrar e, quando se acha, muitas vezes custam caros.

No entanto, para colecionar moedas antigas, antes de tudo é importante ter organização. Afinal de contas, são itens pequenos e fáceis de se perder. Portanto sempre tenha em mente a necessidade de se organizar.

Assim, neste post, você vai conhecer algumas dicas interessantes que vão te ajudar nesta empreitada. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Como organizar uma coleção de moedas antigas?

Primeiramente, se já tiver algumas moedas ou até mesmo uma coleção numerosa, mas não tenha ainda organizado, vale seguir algumas dicas. Por exemplo, que tal anotar em um caderno tudo o que já tem?

Desta maneira, mesmo sendo uma coisa das mais simples, já vai ajudar a saber os países de origem, o ano e até mesmo o grau de raridade dessas moedas. Então, desse modo prático, já vai conseguir encaminhar sua coleção.

Outra possibilidade, para quem tem computador, é organizar em uma planilha de dados, como o programa Excel. Então, vai conseguir anotar e separar também as moedas por tipos, datas e eventualmente por valores.

Moedas antigas: como colecionar e até ganhar dinheiro com elas? Confira essas dicas. Foto: Canva
Moedas antigas: como colecionar e até ganhar dinheiro com elas? Confira essas dicas. Foto: Canva

Ainda existem programas específicos para catalogar moedas e, neste caso, podem ser gratuitos ou pagos. No entanto, se procurar pela internet, vai achar vários deles.

Como iniciar uma coleção de moedas?

Caso queira colecionar moedas antigas, uma dica inicial é buscar em sites de vendas de produtos usados, como o Mercado Livre. No entanto, pode também angariar com pessoas que tenham essas moedas em casa e, eventualmente, não sejam colecionadores.

Então, já terá um pontapé inicial para um projeto que é prazeroso e vai te colocar ainda em contato com gente de diversos lugares. Desse modo, poderá em pouco tempo ter uma coleção mais robusta.

Outra questão importante é começar a negociar valores das moedas e até mesmo trocar. Por exemplo, se encontrou uma moeda que se interessou e o dono não está vendendo, pode fazer uma oferta baixa e ir aumentando até conseguir comprar.

Quais são as moedas antigas que valem dinheiro?

Por fim, devemos também buscar as moedas que realmente são colecionáveis e raras. Afinal de contas, moedas fáceis de se achar e muito atuais, não teriam tanto valor para colecionadores.

Então, moedas antigas que são da época do Império, por exemplo, são colecionáveis e certamente valem dinheiro, além de serem raras de achar.

Mas também tempos moedas antigas mais recentes e que valem dinheiro, como algumas de um Real. É o caso de uma moeda de 1998, feita em homenagem aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ou uma moeda de 1995, cunhada em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo