Alerta

Isenção de imposto de renda: saiba se você tem direito

Se você está se perguntando se pode ser isento do pagamento do imposto de renda, saiba que isso é possível para algumas pessoas. Neste artigo, vamos falar sobre quem pode ter a isenção do imposto de renda e quais são os critérios para isso.

Quem pode ter isenção de imposto de renda

Isenção para pessoas com doenças graves

Um dos critérios para isenção do imposto de renda é ter alguma doença grave, como por exemplo, AIDS, cegueira, esclerose múltipla, hanseníase, entre outras. Nesse caso, é preciso que a doença seja comprovada por meio de laudo médico.

Outra possibilidade é ser portador de alguma doença que limite a capacidade de trabalho, como sequelas de AVC ou lesões graves na coluna, desde que a incapacidade para o trabalho seja comprovada por meio de laudo médico.

Isenção para aposentados

Os aposentados também podem ter direito à isenção do imposto de renda, desde que recebam até determinado valor de rendimentos por mês. Para o ano de 2023, por exemplo, a isenção é para quem recebe até R$ 1.903,98 por mês.

Outras possibilidades de isenção

Além desses casos, existem outras possibilidades de isenção do imposto de renda, como por exemplo, para pessoas com deficiência física ou mental, para portadores de moléstias profissionais, entre outros.

É importante destacar que a isenção do imposto de renda não é automática e que é preciso fazer um pedido junto à Receita Federal para obter a isenção. Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória da doença ou da condição que dá direito à isenção.

É fundamental que as pessoas que se enquadram nos critérios de isenção de imposto de renda busquem informações mais detalhadas sobre o assunto e solicitem a isenção se for o caso. Dessa forma, é possível garantir um alívio financeiro e uma redução na carga tributária.

Nesse sentido, o Diário SP é uma fonte confiável de informações sobre diversos assuntos, incluindo finanças e impostos. Acesse o site em diariosp.com.br e fique por dentro das notícias mais relevantes.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo