Agro

Nunca mais fique sem um escalda pés: conheça as técnicas infalíveis para prepará-lo

A prática certamente fará milagres no seu dia a dia

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Quem anda o dia inteiro praticando atividades, mesmo que simples, como correr para pegar o ônibus, talvez nem imagine que movimente cerca de 650 músculos. Com isso, pense no quanto a perna e o pé suportam por serem a sustentação do corpo e desse vai e vem desde que acordamos. Assim, quando o dia se encerra, fazer o escalda pés é realmente um grande alívio.

Essa é uma parte do corpo que é normal negligenciarmos, mas é preciso dedicar certos cuidados para que não sofram tanto. Deixar o “pé de molho” é um bom exemplo de algo que revigora e proporciona, inclusive, alívio de dores nas pernas. Por conta disso, preparamos uma breve explicação sobre o escalda pés para que você possa se beneficiar em vários sentidos.

O que é escalda pés?

Nunca mais fique sem um escalda pés: conheça as técnicas infalíveis para prepará-lo
Nunca mais fique sem um escalda pés: conheça as técnicas infalíveis para prepará-lo – IStock

Essa é uma ação milenar que traz relaxamento e limpeza dos membros inferiores. A técnica oferece benefícios para corpo, bem como para a mente.

A prática é basicamente colocar os pés imersos em água quente e outros ingredientes, por exemplo, ervas, óleos essenciais, etc., que são usados conforme o que é pretendido. Não é à toa que o escalda pé é amplamente usado para aliviar os inúmeros sintomas das gripes, resfriados e TPM.

O escalda pés com vinagre serve para quê?

Colocar o pé na água com vinagre é bom para quem não quer ter aqueles calos horríveis. Assim, basta colocar vinagre (o quanto achar conveniente) em uma bacia cheia de água quente e sal grosso.

Com alguns minutos de molho, as calosidades amolecerão, proporcionando alívio nas dores. Ademais, isso também funciona para limpar pés infectados com micose.

Quais são os benefícios que se pode obter?

Os benefícios do escalda pés são inúmeros, mas o Diário SP destacará alguns. São eles:

Alívio para o corpo todo

Você acredita que existem cerca de 70 mil terminações nervosas nos pés? Essas terminações se interligam com todos os órgãos. Por isso é que deixar os pés de molho relaxam o corpo todo, tratando lesões e dores em partes inimagináveis. No entanto, saiba que, antes de tudo, é imprescindível consultar o médico.

Reduzir estresse e relaxar

Os pés são partes do corpo que se desgastam facilmente, pois sustentam a estrutura óssea para que façamos diversos movimentos. Quando o dia termina, é comum que o estresse e o cansaço alcancem seus picos máximos, com a sensação de que as pernas estão “moídos”. O método oferece o relaxamento que é preciso e que se merece.

Diminuir o inchaço nas pernas

Mesmo o inchaço indolor é um problema, embora comum, que precisa de cuidados, especialmente quando chega uma certa idade ou a gravidez. Os inchaços nada mais são do que líquidos acumulados nas pernas ou nos pés.

Para minimizar o mal, é só fazer um escalda pés. Sem dúvidas, é uma das mais indicadas opções naturais, pois ativa toda a circulação do sangue no corpo inteiro.

Água quente com sal ajuda?

Muitos pensam que deixar os pés na água com sal ajuda em todos os benefícios do escalda pé, mas não é bem assim. A água quente realmente alivia inchaços e cansaços, contudo, momentaneamente. Se sentir dor, não resolverá.

Como citado, inchaços são retenções de líquido e significam também má circulação do organismo. Com isso, o calor que a água proporciona, faz o problema piorar em determinados casos, já que a dilatação dos vasos é aumentada. Em termos gerais, água quente com sal traz relaxamento, mas não é um tratamento real.

Viu só como o escalda pés pode mudar muita coisa na sua vida? São diversos benefícios proporcionados para uma prática barata e simples de executar. Dê esse presente para seu corpo e tenha mais energia no dia a dia.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo