Agro

Plantas de interior radiantes: saiba como cuidar das suas plantinhas

Veja como ter plantas lindas dentro de casa

Belo Horizonte, 22 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Quando você tem plantas de interior e elas ficam “caídas”, com folhas amarelas, pode ser um problema. A impressão é que elas não se sentem confortáveis com o ambiente em que estão. Mas, não é bem assim. Talvez esteja faltando um ou outro cuidado básico que você nem saiba.

Para tirar todas as dúvidas definitivamente de como cuidar de plantas de interior, preparamos uma espécie de mini guia. Ele te ajudará a entender as causas mais frequentes de pelas quais elas “reclamam” e acabam ficando feias ou morrendo.

Motivos para que as plantas de interior não se desenvolvam e as devidas soluções

Quer ter plantinhas lindas dentro de casa, mas não sabe o motivo de elas não se adaptarem? Veja o que o Diário SP preparou para te ajudar.

Falta de luz

A falta de iluminação é uma razão comum para as plantas de interior ficarem feias e adoecidas. Nem todas as espécies precisam da mesma quantidade de luz, mas, em geral, as que ficam dentro de casa devem ser colocadas perto de janela, vitral ou em varanda. Afinal, precisam de luz para a fotossíntese.

Você pode mudar seu posicionamento antes que das folhas amarelarem. Então, troque o vaso para onde tenha iluminação natural pelo menos 4 horas por dia. Mas, lembre-se: não é luz solar direta, mas sim, indireta.

Excesso dágua

Com que frequência se rega uma planta? O tipo que fica dentro de casa precisa de menos irrigação, mas, como a luz, nem sempre uma espécie será igual a outra.

No calor, obviamente, a quantidade aumentará. Por exemplo, de duas vezes por semana no inverno, para três no verão. Contudo, se você não tem certeza de quando molhar as plantinhas, verifique o substrato, avaliando a umidade. Se seco, molhe. Se úmido, aguarde.

A rega tradicional, por cima, é feita na maioria dos casos, mas tente não encharcar. Existem plantas sensíveis aos fungos, o que causa podridão das raízes. Talvez, vasos autoirrigáveis ou rega por baixo seja a solução nesses casos.

Tenha o cuidado sempre de verificar se está ocorrendo uma boa drenagem dos vasos. Buracos entupidos são um grande problema que resultam em tristes resultados.

Temperatura adequada

Correntes de ar e mudanças bruscas na temperatura são outro problema para as plantas de interior. Isso pode levar à perda das folhas. Esse tipo de planta se sente mais confortável em climas amenos, entre 20 e 25° C.

Por exemplo, se em uma residência não tem ar-condicionado e faz muito calor, de repente o clima muda, sua verdinha pode achar ruim. A proximidade com fontes de calor também, como lareiras, é tão perigoso quanto o que acabamos de citar.

Plantas de interior radiantes: saiba como cuidar das suas verdinhas
Plantas de interior radiantes: saiba como cuidar das suas verdinhas – Canva

Mudança de vaso

O transplante para vasos maiores é inevitável conforme o crescimento das plantas. Um bom exemplo é a orquídea, que quando as raízes crescem, ficam amontoadas, se enrolam, ocupam todo o espaço e acabam sem ar.

Tão logo se compre uma espécie, é aconselhável mudar para um vaso maior. Assim, use substrato composto, com bastante nutrientes e que seja fácil de hidratar.

Fertilização

Este ponto está relacionado com o anterior. Reservas que ficam no substrato acabam logo, mas você precisa continuar dando o melhor para a planta. As deficiências nutricionais são aparentes e causam morte.

No começo, use fertilizante líquido de quinze em quinze dias na água de irrigação. Mas, não exagere na dosagem ou as raízes se queimarão.

Outro fertilizante muito bom para os vasos de plantas de interior é o “granulado com liberação lenta”. Quando se dá para as plantas, elas podem ficar sem fertilização por mais tempo (3 meses).

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo