Notícias

Eduardo Leite tem 52% contra 48% de Onyx Lorenzoni nas eleições do RS, diz Real Time/Big Data

São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Eduardo Leite (PSDB) tem 52% das intenções de votos no segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul, contra 48% de Onyx Lorenzoni (PL). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) em pesquisa da Real Time/Big Data, encomendada pela Rede Brasil.

No entanto, esses dados consideram apenas os votos válidos, ou seja, sem nulos e brancos. Assim, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só considera esses dados para computar o resultado final das eleições.

Além disso, há um empate técnico entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni. Isso porque, segundo a Real Time/Big Data, a margem de erros é de três pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Veja os números estimulados nas eleições gaúchas

Contudo, o instituto Real Time/Big Data também fez levantamento estimulado, ou seja, com os votos totais nas eleições para governador no Rio Grande do Sul. Então, Leite tem 49% das intenções de voto, contra 45% de Onyx. Inclusive, outros 3% disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto os demais 3% não sabem ou não responderam em quem vão votar no segundo turno.

Assim, durante esta disputa acirrada no segundo turno das eleições gaúchas, os eleitores vão às urnas no próximo domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. O primeiro turno aconteceu no dia 2 de outubro, ou seja, os candidatos tiveram mais 28 dias entre uma disputa e outra no Rio Grande do Sul, assim como no restante do país.

Eduardo Leite tem 52% contra 48% de Onyx Lorenzoni nas eleições do RS, diz Real Time/Big Data. Foto: Canva
Eduardo Leite tem 52% contra 48% de Onyx Lorenzoni nas eleições do RS, diz Real Time/Big Data. Foto: Canva

Durante a pesquisa feita pelo Real Time/Big Data, os funcionários ouviram 1.000 eleitores, todos acima dos 16 anos, de forma presencial. Foram dois dias de levantamentos, entre 25 e 26 de outubro. Além da margem de erros de três pontos para mais ou para menos, também há 95% de confiança na pesquisa. Assim, a cada 100 levantamentos feitos, 95 possuem o resultado correto.

Como funciona o segundo turno

Caso um candidato tenha 50% dos votos válidos mais um durante o primeiro turno das eleições, ele vence direto, sem precisar do segundo turno. No entanto, quando não se tem a maioria absoluta, acontece o segundo turno, como é o caso do Rio Grande do Sul.

Aliás, nas eleições marcadas para este domingo, outros 11 estados também vão eleger os governadores, já que os demais venceram ainda no primeiro turno. Enquanto isso, também acontece o segundo turno para as eleições presidenciais, onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) também estão na disputa.

Por fim, quem ganhar as eleições de 2022, vai assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro. Então, vai governar por quatro anos, até o novo pleito, em 2026.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo