Alerta

FGTS: confira como consultar seu extrato e veja a importância disso

Se você é trabalhador com carteira assinada, já deve ter ouvido falar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse fundo é uma poupança obrigatória, criada pelo governo para proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, doenças graves ou aposentadoria.

Para garantir que o seu empregador esteja depositando corretamente o valor do FGTS, é essencial conferir o extrato regularmente. Dessa forma, é possível detectar qualquer irregularidade e tomar as medidas necessárias para corrigi-las.

Como consultar seu extrato do FGTS?

Para acessar seu extrato do FGTS, existem diversas opções. A mais fácil e prática é por meio do site da Caixa Econômica Federal, banco responsável pela gestão do fundo.

Basta entrar no site da Caixa, fazer o login com seu número de CPF e senha, e clicar na opção “FGTS”. Em seguida, você será direcionado para a página do extrato, onde poderá conferir todas as informações sobre seu saldo, depósitos e rendimentos.

Ao consultar seu extrato do FGTS, é importante prestar atenção em algumas palavras-chave que podem indicar problemas. São elas:

  • Saldo: confira se o valor do seu saldo está correto e se há depósitos pendentes;
  • Rendimento: verifique se o rendimento do seu fundo está de acordo com o esperado;
  • Depósito: chegue se os depósitos mensais estão sendo feitos corretamente e dentro do prazo.

Conclusão

Conferir o extrato do FGTS é uma ação simples, mas fundamental para garantir seus direitos trabalhistas. Com as dicas apresentadas neste texto, você poderá consultar seu extrato de forma fácil e rápida, além de identificar possíveis problemas e corrigi-los. Lembre-se sempre de conferir seu extrato regularmente e estar atento a palavras-chave importantes para evitar surpresas desagradáveis no futuro. E o Diariosp vem acompanhando de perto as notícias de serviços.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo