Dinheiro

Inflação tem mudado hábitos da população brasileira, como o tradicional café na padaria; saiba mais

São José do Rio Preto, 19 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Inflação misturada com a falta de empregos tem promovido mudanças nos hábitos dos brasileiros. O tradicional café da manhã está ficando inviável para a maioria dos consumidores. Principalmente na cidade de São Paulo, onde é quase uma obrigação o lanche da manhã na padoca.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia e os impactos dela na economia local. Sobretudo para os comerciantes do setor, que tentam de todas as formas manter os preços atrativos para não espantarem a clientela. Porém, está cada vez mais difícil recuperar o movimento que havia no período anterior ao da pandemia.

Inflação em derivados da farinha afeta padarias

Inflação continua pressionando e novos aumentos estão no radar, para a tristeza de muitos admiradores fiéis do pão na chapa. E a expectativa é de novos aumentos entre 5% e 6% já para a próxima semana. Além disso, o principal insumo consumido pelas padarias, a farinha de trigo, sofreu um reajuste acumulado de mais de 25% no último ano.

Ao mesmo tempo, devido ao aumento de preços global, a Índia suspendeu a exportação de trigo para atender o mercado interno. Argentina e Canadá, nossos principais fornecedores devem elevar os preços para aproveitar a falta de oferta do produto no mercado. Conforme destacado no artigo publicado em 26 de maio, no Portal UOL.

Inflação têm mudado hábitos da população brasileira, como o tradicional café na padaria; saiba mais- Reprodução UOL
Inflação tem mudado hábitos da população brasileira, como o tradicional café na padaria; saiba mais- Reprodução UOL

Como os consumidores estão driblando a Inflação?

A princípio, novos hábitos estão sendo incorporados ao cotidiano do consumidor brasileiro, já acostumado com os efeitos da Inflação. Geralmente, as padarias são frequentadas por gente que trabalha nas proximidades. Contudo, muitos estão reduzindo as visitas às padarias e tomando café da manhã em casa.

Mesmo aquelas que oferecem almoço no cardápio para atraírem mais clientes estão sentindo a queda no movimento. Os consumidores estão trazendo marmita e se adaptando as regras dos locais de trabalho. Afinal, os preços do Buffet subiram muito além da capacidade de compra do salário dos trabalhadores, tendo que economizar cada vez mais.

O que explica a disparada da Inflação?

De acordo com os analistas de mercado, vários fatores contribuíram para o aumento da Inflação nos últimos meses. Entre os principais estão sem dúvidas às consequências do isolamento social para combater a pandemia de Covid-19. Bem como o início do conflito na Europa justo num momento de recuperação global.

Por último, os vários incentivos sociais promovidos pelo Governo Federal injetaram milhares de reais na economia, impulsionando o consumo. E com o aumento da vacinação a demanda por produtos cresceu drasticamente. Enfim, provocando um desequilíbrio entre oferta e demanda num cenário ainda em dificuldades para se normalizar.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo