Notícias

Eleições: Tarcísio tem 58,6% contra 41,44% de Haddad em São Paulo, diz Paraná Pesquisas

São José dos Campos-SP, 28 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 58,6% das intenções de votos válidos contra 41,4% de Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições para governador do estado de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo instituto Paraná Pesquisa.

Assim, os votos válidos não contabilizam os votos nulos e brancos e também os indecisos na pesquisa. Inclusive, na hora de definir o resultado das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos.

Segundo a Paraná Pesquisas, a margem de erros da pesquisa visando as eleições em São Paulo é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, o grau de confiança é de 95%, ou seja, a cada 100 pesquisas, 95 deles têm o resultado assertivo. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos totais nas eleições em São Paulo

Agora, a Paraná Pesquisas também divulgou os números dos votos totais nas intenções dos eleitores para o segundo turno no estado de São Paulo. Assim, Tarcísio de Freitas tem 52,2% das intenções de votos nas eleições, contra 36,9% de Fernando Haddad.

Enquanto isso, outros 5,7% disseram que vão votar em branco ou anular o voto. E outros 5,2% não sabem ou não responderam ao levantamento.

De acordo com a Paraná Pesquisas, o levantamento presencial ouviu 1810 eleitores acima dos 16 anos, ou seja, que têm idade para votar. E isso aconteceu durante quatro dias, entre 23 de outubro e 27 de outubro.

Assim, o segundo turno das eleições em São Paulo acontece neste próximo domingo, dia 30 de outubro, com votação das 8h às 17h, em todos os colégios eleitorais. Além disso, a votação será 28 dias depois da realização do primeiro turno.

Eleições: Bolsonaro tem 49% contra 43% de Lula no 2º turno das eleições entre eleitores paulistas. Foto: Canva
Eleições: Bolsonaro tem 49% contra 43% de Lula no 2º turno das eleições entre eleitores paulistas. Foto: Canva

Pesquisa presidencial em São Paulo

Além da pesquisa para governador, o instituto paranaense também ouviu os eleitores paulistas sobre as intenções de votos para presidente da República. Neste caso, considerando apenas o estado de São Paulo, Jair Bolsonaro (PL) tem 57,3% das intenções de votos válidos. Enquanto isso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) TEM 42,7%.

Mas, considerando o total de votos, Bolsonaro tem em São Paulo 51,6%, contra 38,5% de Lula. Além disso, outros 5,2% disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto 4,7% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi registrada no TSE.

Por fim, o segundo turno das eleições só acontece quando, no primeiro turno, ninguém consegue a maioria de votos. Então, para se eleger de forma direta, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, os dois primeiros colocados vão se enfrentar no segundo turno.

Neste caso, também vence as eleições quem tiver mais de 50% dos votos válidos. E o ganhador assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2023.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo