Alerta

Pis/Pasep: confira quem tem direito a receber o abono a partir de março de 2023

Na próxima quarta-feira, dia 15 de março, começa o período para saque do Abono Salarial do PIS/Pasep para quem nasceu em março e abril. O benefício, que é pago anualmente para trabalhadores que se enquadram em determinados critérios, pode ser sacado até o dia 28 de dezembro de 2023.

Para garantir o recebimento, é necessário que o trabalhador cumpra os requisitos estabelecidos pelo programa, incluindo ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de referência e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O que é o PIS/Pasep?

O Abono Salarial do PIS/Pasep é uma iniciativa do governo federal que visa ajudar trabalhadores que recebem salários mais baixos. Além disso, os valores são proporcionais ao valor do salário de cada trabalhador no período. O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores vinculados ao PIS e pelo Banco do Brasil para os vinculados ao Pasep.

Para ter acesso ao Abono Salarial, os trabalhadores precisam apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS ou Pasep. É importante lembrar que o saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, respeitando o calendário de pagamento.

Além disso, é possível verificar se o trabalhador tem direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep consultando o site do Ministério da Economia ou ligando para o número 0800-726-0207. O site também traz informações sobre os requisitos necessários para receber o benefício e sobre o calendário de pagamento.

Em resumo, o Abono Salarial do PIS/Pasep é um benefício importante para trabalhadores com carteira assinada que recebem salários mais baixos.

Quem nasceu em março e abril já pode sacar o benefício a partir desta quarta-feira, dia 15 de março, e tem até o dia 28 de junho de 2023 para fazê-lo. É necessário cumprir os requisitos estabelecidos pelo programa e apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS ou Pasep para ter acesso ao valor. E o Diariosp segue acompanhando de perto as notícias do mundo da economia.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo