Direitos

Kit antena digital: veja se você tem direito a receber pelo Cadúnico

Belo Horizonte, terça-feira, 15 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Os brasileiros inscritos no Cadastro Exclusivo podem ter diversos benefícios, entre eles o Kit Antena Digital. O objetivo básico é levar aos brasileiros o que há de mais moderno em tecnologia para compactação de áudio e vídeo, garantindo maior qualidade de imagem e som.

Houve uma melhora perceptível no serviço com a chegada do 5G ao país, pois a nova tecnologia permitiu uma melhor transmissão do elenco do programa nas emissoras de televisão. Com isso, quem já tem acesso à TV aberta via antena parabólica pode migrar para essa nova tecnologia na hora. Para saber maiores detalhes, acompanhe esta matéria do nosso Blog.

O que é necessário para ganhar o Kit Digital?

A expectativa é que a qualidade das imagens e sons nos canais abertos aumente ainda mais sem nenhuma interferência. A iniciativa tem o nome de “Siga Antenado” e tem apoio do governo federal e pela Anatel.

Primeiramente, é importante ressaltar que o município deve ter inscrição no Cadastro Central do Governo Federal. Além disso, deve utilizar a antena parabólica convencional para receber o Kit Antena Digital. No entanto, é importante observar que uma mudança nos sinais de transmissão deve ocorrer com o lançamento do 5G no Brasil. A mudança ocorrerá inicialmente da TV da Banda C para a TV da Banda KU.

Com isso, será necessária a troca por equipamentos mais modernos para que haja de fato uma melhora na imagem e no som. Sabendo disso, as famílias de baixa renda não devem se preocupar depois de receber o pacote. Ademais, é importante observar que o Kit Antena Digital virá com instalação gratuita. Por outro lado, é necessário saber se a área residencial da cidade já utiliza uma antena digital no formato “olho de peixe”. Neste caso específico, não haverá necessidade de realizar a troca.

Procedimentos para o cadastro no Cadúnico

Se uma família cadastrada no CadÚnico atender aos requisitos, poderá solicitar o Kit Antena Digital de forma direta. Para isso, a solicitação deve ser feita na Central de Atendimento da Anatel, pelo telefone 0800-729-2404. Adicionalmente, se preferir, pode encomendar os equipamentos no site Siga Antenado através da internet.

A qualquer momento durante a utilização do site, será necessário seguir os seguintes passos:

  • primeiro, acesse o menu (localizado no canto superior direito da tela);
  • Além disso, selecione “Programa para distribuição gratuita de kits” no menu;
  • Após isso, você deve clicar em “Agende aqui”;
  • Será necessário selecionar a identificação na nova página, o que pode ser feito por meio do CPF ou seu NIS.

O interessado deverá responder à pergunta após fornecer os dados de identificação pessoal e, a partir daí, decidir o dia e horário para a instalação do kit. Como resultado, um técnico qualificado precisa avaliar se um novo dispositivo é necessário ou não.

Em quais regiões o Kit Antena Digital será oferecido?

O 5G no Brasil já foi disponibilizado em 22 capitais do país: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

As últimas oito capitais acima começaram a receber a tecnologia em setembro. Essas áreas foram incluídas no plano de capital com prazo estendido para o início das operações do 5G no país, que já operavam nas outras 15 primeiras áreas.

O plano era que a tecnologia estivesse disponível em todas as grandes cidades do país a partir de 31 de julho. No entanto, a Anatel acabou desviando do cronograma pelo menos duas vezes em decorrência do atraso na entrega dos filtros que impedem que o 5G interfira em outros serviços profissionais de satélite. Nesse sentido, problemas logísticos atrasaram a entrega de alguns equipamentos.

A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem feita pela equipe de jornalismo do G1 sobre o tema dia 19/08, clicando aqui.

Kit antena digital: veja se você tem direito a receber pelo Cadúnico
Kit antena digital: veja se você tem direito a receber pelo CadÚnico – G1

Por fim, ter o cadastro no CadÚnico, tem possibilitado acesso a diversos benefícios sociais, como o Kit Antena Digital e o Telefone Popular. Portanto, se você atinge os requisitos para entrar no programa, não perca o tempo e se cadastre já.  Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo