Dinheiro

Fim de ano está chegando: confira as dicas de um especialista para evitar dívidas durante as compras

Recife, 14 de novembro, por Guilherme Lopes — O fim de ano está chegando e, como você deve imaginar, os custos irão aumentar, então saber evitar dívidas é essencial. Afinal, a primeira coisa que vem na mente são gastos com churrasco e também com amigo secreto. Isso sem nem mesmo levar em conta as roupas novas, já que muitas pessoas, durante o fim de ano, decidem aproveitar para renovar o guarda roupas.

Sendo assim, por mais que seja divertido se reunir com amigos e família, o fim de ano também trará muitos gastos. Portanto, uma boa estratégia é indispensável para não acabar gastando um dinheiro que você não tem. E, consequentemente, acabar se endividando à toa. Acredite, comprar sem se afundar em dívidas é perfeitamente possível e, hoje, nós te mostraremos isso.

Cuidado no que você se comprometerá a contribuir

A primeira dica para evitar dívidas é tomar muito cuidado com aquilo que você se comprometer a comprar, por exemplo. Se os seus amigos estão se programando para realizar um churrasco e farão uma lista onde cada pessoa levará algo, não faz sentido você se comprometer a levar 5 kg de carne, sendo que você só conseguirá pagar 3 kg.

Sendo assim, na hora de se programar para participar de uma confraternização ou algo do tipo, tenha em mente quanto você pode gastar. Pois não adianta passar um monte de coisa no cartão e, na hora de pagar, acabar não conseguindo. Essa é uma dica muito simples, porém, muito importante! Agora, confira a seguir as demais dicas para evitar dívidas. Lembrando que tomamos como base para esse artigo a matéria publicada no portal G1, em outubro de 2022.

Fim de anos está chegando: confira as dicas de um especialista para evitar dividas durante as compras. Fonte: G1
Fim de anos está chegando: confira as dicas de um especialista para evitar dívidas durante as compras. Fonte: G1

Fique atento para não fazer dívidas com gastos desnecessários

A próxima dica desse artigo é tomar cuidado com os gastos desnecessários, tais gastos estão presentes todos os dias do ano. Contudo, durante o final de ano, tais gastos costumam aumentar consideravelmente. E, o principal motivo para isso, é o fato de que muitas promoções imperdíveis ocorrem durante esse período.

Levando muitas pessoas a comprarem no impulso, o que, como você deve imaginar, acabar elevando consideravelmente o número de gastos que não são tão necessários quanto você imagina. Portanto, pense bem antes de realizar uma compra, principalmente se você está buscando uma forma eficiente de cortar gastos.

Se programe para não se surpreender

E, por fim, se programe para se surpreender, para isso basta montar uma pequena lista de compras, então se você planeja comprar roupas, liste exatamente o que você procura. O mesmo vale para presentes que você pretende dar a parentes ou para amigos. Se você gostou desse artigo, então não deixe de conferir os demais artigos do DIÁRIO SUPERPIX.

Guilherme Lopes

Guilherme Emanoel Lopes da Silva, redator freelancer com experiência escrevendo artigos a respeito de finanças, com foco no tema de empreendimentos e investimentos. Tenho como principal objetivo introduzir de maneira simples e dinâmica a educação financeira no dia a dia de pessoas que nunca estudaram sobre isso antes, e procuram uma forma de começar a estudar sobre finanças, busco atingir principalmente adolescentes que buscam um meio de entrar no mercado de trabalho e se preparar para o futuro, porém não sabem por onde começar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo