Auxilio Brasil

O Auxílio Brasil terá 13 salário em 2022? Confira o calendário de fim de ano

Belo Horizonte, 23 de novembro de 2022, por Edmar Oliveira – O Auxílio Brasil tem sido importante na vida de muitas pessoas e um instrumento eficiente de redução da pobreza. O subsídio ofertado mensalmente a famílias carentes de todo o Brasil é uma dos programas de maior sucesso na América Latina.

No entanto, as famílias dos assistidos tem ficado em dúvida quanto ao pagamento do décimo terceiro salário do Auxílio Brasil. Desse modo, conforme ocorreu em 2020 e 2021, não existe previsão de pagamento do salário extra aos beneficiários para esse ano. Saiba mais no blog Diário SP sobre o calendário de pagamentos para os últimos meses de 2022.

O que é o Auxílio Brasil?

Criado em 2019 para substituir o antigo programa Bolsa Família, o Auxílio Brasil é uma iniciativa do Governo federal criada em 2019 visando atender famílias carentes. A principal diferença para o Bolsa Família é que o valor pago ao beneficiários, já que o novo programa paga mais que o anterior.

O Auxílio Brasil terá 13 salário em 2022? Confira o calendário de fim de ano - Reprodução G1
O Auxílio Brasil terá 13 salário em 2022? Confira o calendário de fim de ano – Reprodução G1

Para receber o auxílio, as famílias devem estar regularmente cadastradas no sistema CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e manter os dados atualizados. Dessa forma, maiores informações podem ser obtidas no site do CadÚnico, CRAS ou Posto de Atendimento mais próximo da residência familiar.

Por que não haverá pagamento de 13 salário?

Assim como os demais programas e ações do Governo Federal, os valores precisam estar previstos no orçamento do ano a ser pago. Nesse sentido, é preciso haver por exemplo, uma lei aprovada no Congresso Nacional para que os recursos estejam disponíveis.

Existe uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição) no Senado que prevê o pagamento de uma parcela extra anual no Auxilio Brasil. No entanto, essa PEC nunca foi votada e portanto o programa segue sem décimo terceiro salário.

Confira o calendário para os últimos meses de 2022

Mesmo que neste ano não ocorra o pagamento de um auxilio extra, os beneficiários ainda podem contar com duas parcelas do Auxílio Brasil neste ano, referentes aos meses de novembro e dezembro. Portanto, confira abaixo o calendário de depósitos, conforme informação divulgada no portal G1, em 21 de novembro de 2022.

Os beneficiários com NIS de final 1 receberão em 17 de novembro e 12 de dezembro, enquanto os de final 2 receberão em 18/11 e 13/12, os de final 3 em 21/11 e 14/12. Já os usuários com final 4 vão receber nos dias 22/11 e 14/12, os de final 5 em 23 de novembro e 16 de dezembro.

Os portadores do NIS em final 6 receberão o pagamento nos dias 24/11 e 19/12, ao passo que os de final 7 receberão em 25/11 e 20/12. Por sua vez, os cartões de final 8 vão receber nos dias 28/11 e 21/12 e os de final 9 recebem em 29/11 e 22/12. Por fim, usuários com NIS final 0 vão receber em 30 de novembro e 23 de dezembro.

Edmar Antonio

Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Educação Especial. Apaixonado por mercado de capitais, criptomoedas, empreendedorismo, gestão de empresas, assessoria de projetos sociais, Geopolítica, Finanças, Geografia Humana, Filosofia e Humanidades. Professor e praticante de Artes Marciais, entusiasta de rock, filmes, séries, HQs, bons livros e cultura popular em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo