Agro

Descascar coco nunca foi tão fácil: aprenda a técnica certa e evite desperdícios

Saiba como deixar a fruta mais fácil de consumir

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Sobremesas, água fresca, polpas, etc… Estas e mais preparações podem ser feitas com esta fruta fresca e nutritiva. Entretanto, para tal, é preciso apenas a polpa. Por isso, você deve aprender a como descascar coco com facilidade.

Sem a necessidade de usar muitas ferramentas, bem como de correr o risco de sofrer um acidente. Como sabemos que a casca da fruta é muito dura, mas também que a faca pode escorregar, vamos lhe dar algumas diquinhas que facilitarão sua vida nesses casos.

3 dicas simples de como descascar coco de forma rápida

Descascar coco nunca foi tão fácil: aprenda a técnica certa e evite desperdícios
Descascar coco nunca foi tão fácil: aprenda a técnica certa e evite desperdícios – Adobe Stock

Você pode dominar uma ou mais técnicas, uma vez que nada do que apresentaremos abaixo tem segredo. Então, veja o que o Diário SP preparou.

Truque 1

Primeiramente, nessa dica de como descascar coco com facilidade, você tem que retirar a água. No topo da fruta, você notará que existem 3 furos. Assim, fure-os com um objeto pontiagudo. Mas, observe que um será mais macio do que os outros, o que será fácil de perfurar.

Derrame toda a água em um jarro. Em seguida, coloque o coco em uma forma e leve ao forno a 180º C para assar por aproximadamente 10 minutos. Isso fará uma rachadura na casca. Dessa forma, retire do forno e deixe esfriar.

Posteriormente, enrole o coco em um plástico, feche e deixe o coco cair firmemente ao chão. Repita o processo até que o coco se quebre.

Truque 2

Vamos com outro truque para ter como descascar coco rapidinho. Coloque a fruta na sua mão e, por baixo, coloque um vasilhame para coletar a água. Verifique onde está a “junção” do coco e bata sobre ela com uma faca de chef. Assim, gire até atingir a articulação e o quebrar em duas metades.

Truque 3

Faça um buraco nos “olhos” do coco com o saca-rolhas. Em seguida, coloque o coco em um copo para que a água caia. Agora, embrulhe o coco em um saco plástico e esmague-o no chão, usando um martelo para atingi-lo. Ademais, quando estiver todo quebrado, basta tirar os pedaços da sacola que você verá que as “carnes” estarão separadas das cascas.

Como remover a polpa do coco

Com a ajuda de uma faca, separe a polpa do coco (o branco) da casca. Mas, se a polpa não estiver completamente separada e trouxer uma camada marrom, você poderá removê-la com a ajuda de um descascador de batatas.

Contudo, se estiver mais complicado, faça cortes em V na parte branca. Você conseguirá ter uma polpa deliciosa e limpinha em minutos!

Com essas dicas para ter como descascar coco fácil e rápido, esperamos que você fique incentivado a comprar cocos inteiros. Se existem truques para abrir, bem como aproveitar a água e sua carne interna, não há motivos para comprar nada industrializado, não é?

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo