Notícias

WhatsApp lança serviço inédito de alerta de desastres naturais confira como cadastrar

Belo Horizonte, sexta-feira 18 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Os usuários do WhatsApp já podem receber notificações de alertas de desastres naturais usando o mensageiro. Os interessados ​​devem se cadastrar para ter acesso às notificações. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e evitar que acidentes graves aconteçam.

As mensagens chegam por meio da plataforma por nome de Interface para Distribuição de Alertas Públicos, pelas unidades da Defesa Civil de diversos estados e municípios (Idap). O conteúdo pode variar de educacional a relacionado a eventos climáticos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a inovação já está disponível apenas no Brasil; nenhum outro país faz uso do serviço de alerta do WhatsApp (MDR). Um robô de resposta foi criado para enviar os alertas. Para maiores detalhes confira esta matéria do nosso Blog.

Como se cadastrar para receber os alertas do WhatsApp?

É necessário se cadastrar no WhatsApp ligando para (61) 2034-4611 ou usando a URL de fácil acesso da plataforma para receber notificações e alertas. Para se comunicar com o robô na prática, basta dizer “oi”. Em seguida, será necessário divulgar sua localização atual ou área de interesse.

Com isso, o robô perguntará se você deseja receber alertas e, em seguida, apresentará os termos de uso e política de privacidade do serviço para aceitação. Após o pagamento, é possível alterar as áreas ou localidade para que sejam enviados alertas de acordo com a localidade ou região em que você se encontra.

Procedimento esperado do aplicativo

O mensageiro também adicionou um recurso neste mês que facilitará a tomada de decisões, seja em grupo de amigos ou familiares. As pessoas podem responder às perguntas por meio do aplicativo.

Segundo as informações, as perguntas poderiam ser nomeadas, e os usuários também teriam a opção de incluir até 12 opções de resposta. O único passo restante é compartilhar com seus contatos e observar a decisão deles.

É importante observar que a atualização mais recente do WhatsApp já inclui o tão esperado recurso. Como resultado, é fundamental que você visite a Play Store ou App Store para atualizar o aplicativo e verificar se há atualizações.

Veja como criar um enquete:

  • Usando WhatsApp;
    Escolha o chat ou grupo para o qual deseja enviá-lo:
  • Toque no botão ao lado da barra de ferramentas para acessar a opção “Enquete”.
  • A questão está abaixo. Você deve clicar para selecionar o título.

Em seguida, você deve escrever suas opções de resposta e compartilhá-las com os contatos que devem participar da votação. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo, do dia 14/11, do G1, clicando aqui.

WhatsApp lança serviço inédito de alerta de desastres naturais confira como cadastrar
WhatsApp lança serviço inédito de alerta de desastres naturais confira como cadastrar – G1

Por fim, é a tecnologia dispondo suas funcionalidades para servir a sociedade, cabe a nós usuários aprender e compartilhar estas importantes novidades. Portanto, se você já conhece esta funcionalidade do aplicativo não deixe de compartilhar com amigos e parentes que residem em localidades com frequentes fenômenos naturais. Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo