Auxilio Brasil

PROVA DE VIDA INSS: confira as novas regras e como fazer a sua

Paulo Afonso, 29 de setembro de 2022, por Gabriele de Paula – A prova de vida do INSS deve ser realizada periodicamente por todas as pessoas que possuem benefícios previdenciários. Através dela, é possível comprovar que o beneficiário continua vivo e o seu benefício permanecerá em vigor. Assim, o INSS evita fraudes nos pagamentos previdenciários.

Dessa forma, todos os pensionistas e aposentados, bem como todas as pessoas que possuem benefício do INSS, devem realizar a prova de vida. No último ano, a previdência alterou as regras para a realização da prova de vida. Para saber mais sobre o que mudou e como fazer a sua a partir de agora, confira a matéria na íntegra que nós, do Diário Superpix, preparamos para você!

Quem precisa fazer prova de vida do INSS?

De acordo com o site Gov.br, todas as pessoas que possuem algum benefício pago pelo INSS devem realizar a prova de vida. Ou seja, aposentados, pensionistas e quem recebe algum outro benefício disponibilizado pelo INSS.

PROVA DE VIDA INSS: confira as novas regras e como fazer a sua - Reprodução Gov.br
PROVA DE VIDA INSS: confira as novas regras e como fazer a sua – Reprodução Gov.br

A prova de vida do INSS é obrigatória para todas essas pessoas. Assim, deve ser realizada a cada ano para manutenção e continuação do seu benefício previdenciário.

Como fazer prova de vida do INSS?

Anteriormente, para realizar a prova de vida do INSS, o beneficiário deveria, obrigatoriamente, comparecer a uma agência presencial do banco responsável pelo pagamento do benefício.

No entanto, em 2022, o INSS divulgou novas regras para este procedimento. Assim, se você possui alguma dificuldade em se locomover até a uma agência bancária, poderá realizar o procedimento de forma totalmente online.

Agora, a prova de vida pode ser realizada de várias formas diferentes. A seguir, confira as formas que o INSS pode fazer a comprovação de vida e a manutenção do seu benefício:

  • Aplicativo Meu INSS: quando você acessa a sua conta que possui selo ouro;
  • Empréstimo consignado e INSS: quando você realiza empréstimo consignado ou é atendido nas agências do INSS, ambos com reconhecimento biométrico;
  • Perícia médica: se você realizar perícia médica, seja no sistema público ou convênio;
  • Vacina: quando você se vacina;
  • CadÚnico: cadastro ou atualização cadastral. Mas precisa que você seja o responsável;
  • Votação;
  • Documentos: quando você emite ou renova um documento pessoal de identificação;
  • Benefício: quando você recebe o seu benefício com reconhecimento biométrico;
  • Imposto de renda: fazer a sua declaração ou ser inserido como dependente.

Como consultar meu benefício do INSS?

Não é preciso ir até a uma agência do INSS para consultar o seu benefício. Isso porque, você pode consultar de forma simples e rápida diretamente do seu celular.

Para isso, poderá acessar o site do meu INSS, via web, ou mesmo baixar o aplicativo no celular. Mas, em ambos os casos, você deverá seguir o mesmo passo a passo:

  1. Ao acessar o site ou entrar no aplicativo Meu INSS, faça login utilizando o seu CPF e senha do Gov.br (caso ainda não possua, você será redirecionado para criar o seu cadastro);
  2. Depois, basta autorizar a utilização dos seus dados pessoais e confirmar;
  3. Por fim, se abrirá a tela inicial do Meu INSS, com todas as informações sobre o seu benefício previdenciário.

Gabriele De Paula

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou o meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo