Notícias

Eleições: Jorginho Mello tem 67% dos votos válidos em SC contra 33% de Décio Lima, diz Ipec

São José dos Campos-SP, 30 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Jorginho Mello (PL) tem 67% das intenções de votos válidos para governador de Santa Catarina, contra 33% de Décio Lima (PT). Os dados são do Ipec valem para o segundo turno das eleições locais, que acontecem neste domingo (31), além de ser a última pesquisa antes da votação.

Desta maneira, os dados excluem os votos brancos e nulos, além dos indecisos. Na prática, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas esses dados para a confirmação oficial do resultado das eleições para todos os cargos.

Além disso, a margem de erro da pesquisa do Ipec é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Desse modo, o candidato do PL, apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), está com ampla vantagem sobre o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre a pesquisa.

Votos totais nas eleições em Santa Catarina

O Ipec também divulgou os dados dos votos totais da pesquisa para governador em Santa Catarina. Assim, antes das eleições, Jorginho Mello tem 59% das intenções de votos, contra 29% de Décio Lima.

Além disso, outras 6% disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto outros 6% ainda não sabem em quem votar nas eleições ou não responderam. A pesquisa tem 95% de confiança, ou seja, a cada 100 levantamentos, 95 possuem o resultado assertivo.

Eleições: Jorginho Mello tem 67% dos votos válidos em SC contra 33% de Décio Lima, diz Ipec. Foto: Canva
Eleições: Jorginho Mello tem 67% dos votos válidos em SC contra 33% de Décio Lima, diz Ipec. Foto: Canva

Segundo o Ipec, a pesquisa deste sábado consultou 1.008 eleitores acima dos 16 anos, ou seja, que têm idade para votar, em 48 cidades de Santa Catarina. Além disso, o levantamento aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro e teve a encomenda da NSC Comunicação.

Além disso, a pesquisa foi devidamente registrada no TSE e no TRE. Inclusive, isso é obrigatório, de acordo com o regulamento.

Agora, quem ganhar a eleição neste domingo, que tem votação até às 17h, vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023. Então, terá um mandato até 2026 e, como nenhum dos dois está no primeiro mandato, ambos teriam o direito a tentar a reeleição.

Neste domingo, o Brasil vai escolher 12 governadores no segundo turno das eleições. Além disso, ainda tem a eleição presidencial, onde Lula e Bolsonaro disputam o cargo para assumir também no dia 1º de janeiro.

Como é o segundo turno

No segundo turno das eleições, os dois primeiros colocados do primeiro turno se enfrentam. O primeiro turno aconteceu no dia 2 de outubro. Portanto, o segundo acontece 28 dia depois.

Caso o primeiro colocado no primeiro turno some 50% dos votos válidos mais um, já será eleito por ter a maioria, de acordo com a regra eleitoral. Caso contrário, vai ter o segundo turno das eleições.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo