Dinheiro

Possui contas atrasadas com bancos? Começou Mutirão para renegociação de dívidas; confira

São José do Rio Preto, 02 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – Ter contas atrasadas com bancos e instituições financeiras é um problema recorrente para muitos brasileiros. Ainda mais em tempos de inflação alta e emprego em baixa. Por isso a Febraban, criou um evento para ajudar quem possui débitos atrasados, além de promover a educação financeira.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que pode ajudar muita gente a sair do vermelho. Segundo a Febraban, no último mutirão realizado em março, mais de 1,7 milhões de débitos foram renegociados. Além disso, essa iniciativa também conta com o apoio do Banco Central e do Procon.

Quem pode participar do Mutirão para renegociação de dívidas?

A princípio, todas as pessoas físicas com dívidas em bancos ou instituições financeiras que não tenham dado um bem como garantia. Como, por exemplo, casas, veículos ou máquinas, entre outros. Vale renegociar as dívidas em atraso com o cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de empréstimos pessoais.

Possui contas atrasadas com bancos. Começou Mutirão para renegociação de dívidas; confira - Reprodução UOL
Possui contas atrasadas com bancos. Começou Mutirão para renegociação de dívidas; confira – Reprodução UOL

Contudo, aquele que já está muito endividado e com sua sobrevivência básica comprometida, não é recomendável participar do programa. Nestes casos, os especialistas recomendam que procurem uma unidade do Procon para renegociar. Conforme destacado no artigo publicado em 1 de novembro, no Portal UOL.

Como participar do Mutirão para renegociação de dívidas?

Em primeiro lugar, pode negociar diretamente com o banco ou a instituição financeira em que possui a pendência. Utilizando os canais de atendimento informe qual a dívida e faça uma proposta de valor e prazo de pagamento. O banco terá até dez dias para retornar se aceita ou não a proposta, e se for o caso, fazer uma contra proposta.

Quem quiser participar do Mutirão para renegociação de dívidas, também tem a opção de fazê-lo pelo portal do consumidor.gov.br. Porém, é preciso que o interessado tenha acesso à conta nível prata ou ouro. Confirmar se o banco está cadastro no sistema e clicar em “Registrar Reclamação” e depois selecionar “Renegociação/Parcelamento de Dívida”.

Qual o prazo para participar do Mutirão?

O prazo para participar do Mutirão para renegociação de dívidas vai somente até o dia 30 desse mês. No próprio site oficial do evento, há um link para o sistema do Banco Central onde o interessado pode acessar o registro de dívidas em seu nome. Ou seja, através do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).

Nesse mesmo sistema, é possível ter acesso aos contatos de todos os bancos e instituições financeiras que estão participando do programa. Enfim, é uma ótima oportunidade de limpar o nome e começar o ano com as contas em dia. Afinal, quando dinheiro está curto, qualquer desconto ou facilidade é sempre muito bem-vinda.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo