Direitos

Auxílio Brasil: governo quer antecipar a parcela de outubro; confira novas datas

Belo Horizonte, quarta-feira, 14 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – O governo federal já tem uma estratégia para o mês de outubro, mas os pagamentos de setembro no antigo Bolsa Família sequer começou. De acordo com funcionários próximos do Ministério, o plano é antecipar o cronograma de lançamentos do mês e iniciar os pagamentos já no décimo dia de outubro, já que o nono dia é exatamente num domingo.

O calendário Auxilio Brasil sempre aderiu à regra de que os pagamentos são feitos do dia 20 até o dia 30, finalizando o mês. O plano foi alterado no mês 08, quando o governo fez os pagamentos nos primeiros 15 dias. Os beneficiários receberam entre os dias 9/08 e 22/08. Confira nesta matéria preparada pelo nosso Blog.

Antecipação das parcelas de outubro

A estratégia para este mês de setembro também incluiu a antecipação do cronograma para os primeiros 15 dias. Mas o governo não obteve êxito na alteração da mudança no DOU.

O calendário original se manteve, com pagamentos a partir do décimo nono dia seguinte por dificuldades na agenda de trabalho para conferir informações dos beneficiários.

O Governo Federal poderá retomar os repasses nos primeiros 15 dias do mês 10. A confirmação oficial da informação ainda não foi feita, mas este é o desejo do governo.

O início dos pagamentos seria no décimo dia de outubro, em vez de dezoito de outubro, como aparece no cronograma atual do Ministério.

Após certo aborrecimento entre os apoiadores do Governo Federal nos 5 estados do nordeste, decidiu-se antecipar o calendário para os próximos meses.

Os legisladores regionais pediram que a antecipação ocorra em setembro. Para evitar aborrecimentos de seus apoiadores de base, o Ministério prometeu antecipar os pagamentos para os meses 10, 11 e 12.

Alterações do calendário

O Governo Federal está causando certos defeitos no fluxo de benefícios devido a esse histórico de antecipação do calendário em um mês sim e no próximo não.

Em alguns casos, os beneficiários devem esperar além do prazo comum para receber seu benefício de novo.

Imagine, por exemplo, uma cidade com um NIS final número 1. Neste caso, ele pegou o auxílio Brasil de agosto no nono dia, e só poderá pegar a próxima parcela no dia 19 de setembro. É um período de quarenta dias.

Nesse caso, os R$ 600 que precisavam cobrir necessidades em 1 mês completo, agora devem fazer milagre 10 dias a mais. O governo federal espera superar os problemas de espaço de tempo antecipando rapidamente todos os calendários.

Portanto, para confirmar as informações de antecipação acima, confira a matéria do G1 produzida pela sua redação de jornalismo no dia 12/09, você pode ver aqui.

Auxílio Brasil: governo quer antecipar a parcela de outubro, confira novas datas
Auxílio Brasil: governo quer antecipar a parcela de outubro, confira novas datas

Benefício do Auxílio Brasil

Conforme informado, os pagamentos de setembro para o programa Auxílio Brasil começam no dia seguinte, 19 de setembro. Embora os números oficiais ainda não tenham sido divulgados, há uma tendência de expansão da base de usuários do projeto.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, mais de 20 milhões de beneficiários já estão recebendo assistência do socorro emergencial.

A partir do dia 19, esse número pode ultrapassar os 21 milhões. Portanto, seria necessário adicionar mais de 800 mil ao Auxílio Brasil.

Por fim, o governo está querendo sempre antecipar os pagamentos do benefício social nos próximos meses até o final em dezembro. Portanto, qualquer alteração no calendário de pagamento será abordado pelo Diário Superpix para você em primeira mão.

Por ora, se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário para podermos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo