Dinheiro

Conta para menor de idade: saiba como fazer e de forma gratuita; fácil e rápido

São José dos Campos-SP, 6 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Abrir conta no banco é algo cada vez mais fácil e sem burocracia. Além disso, também existe a possibilidade abrir conta para menor de idade, pois, nossos filhos estão cada vez mais independentes e conectados.

Desta maneira, alguns bancos, principalmente os digitais, já possuem programa de conta para menor de idade. Além disso, por serem bancos digitais, elas também são gratuitas, o que facilita o processo.

Ainda assim, os pais devem ter cuidado e cautela na hora de abrir conta para menor de idade. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Qual conta de menor de idade pode abrir?

Atualmente, diversos bancos digitais possuem a possibilidade de abrir uma conta para menor de idade. Então, um deles é o Banco Inter, um dos mais simples, pois, tem a chamada conta Inter Kids, onde tudo se faz através da internet, sem precisar sair de casa.

Outro banco virtual que podemos abrir conta para os filhos é o C6 Bank. Neste caso, o pai ou responsável tem que iniciar o cadastro, criar a C6 Yellow e, depois de aprovado, aí poderá baixar o aplicativo no celular do filho ou filha menor de idade.

Ainda tem o Nubank, um dos bancos digitais mais poupares. No entanto, o Nubank ainda está em fase de experiência e só alguns clientes podem abrir contas para os filhos menores de idade.

Contra para menor de idade: saiba como fazer e de forma gratuita; fácil e rápido. Foto: Canva
Contra para menor de idade: saiba como fazer e de forma gratuita; fácil e rápido. Foto: Canva

Isso porque o banco começou a trabalhar com esse segmento em junho de 2022 e, por enquanto, só dá acesso ao cartão de débito. Inclusive, o banco explica esses detalhes em uma reportagem publicada no próprio blog no dia 22 de junho, atualizado no dia 17 de outubro de 2022.

Além disso, outro banco onde é possível abrir conta para menor de idade se trata no Next, com o programa NexJoy. No entanto, tanto ele quanto o Nubank exigem que os pais também tenham conta no banco para a abertura dos filhos.

O que é necessário para abrir uma conta digital para menor?

Agora, quem quiser abrir uma conta para menor de idade, precisa necessariamente de um RG e um CPF válido para aquela criança ou adolescente. Além disso, normalmente os bancos também pedem cópias dos documentos dos pais.

Além disso, é necessário informar várias informações, como a data de nascimento do jovem, o endereço atual e a naturalidade. Ou seja, a mesma coisa que para os adultos.

Por fim, as contas para menor de idade se tornam uma tendência mais comum, embora ainda com restrições. Isso porque os cartões de crédito ainda não vetados para os menores, onde apenas podem utilizar cartão de débito.

Ainda assim, quando abrir conta para menor de idade, vai já ensinar os filhos a terem responsabilidade. E, desde cedo, vão aprender a usar serviços bancários.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo