Agro

Salve suas plantas: descubra as principais causas das pontas das folhas secas e traga vida de volta ao seu jardim

Combater o problema deixará suas plantinhas saudáveis e lindas

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Se você notar que as pontas das folhas secas ficaram assim sem motivo aparente, preste a devida atenção. Isso porque essa situação é um sinal claro de que algo está errado e que a planta pode acabar morrendo completamente.

O problema pode começar nas pontas das folhas secas como algo insignificante. Contudo, se nenhuma solução for aplicada, a cor marrom vai se espalhando à medida que a folhagem fica quebradiça. As razões para esse fenômeno são diversas e podem afetar as espécies permanentemente. Por isso, conheça os motivos e o que fazer em cada situação.

Por que as pontas das folhas secas acontecem de repente?

Realmente são muitos os motivos para que as folhagens se ressequem. Então, o Diário SP separou os principais para te apresentar.

Falta de água

Tons acastanhados nas pontas, que podem até começar a enrugar, podem ser causados ​​por algo tão simples quanto uma má sequência de rega. Isso significa que a planta não está recebendo a água e os nutrientes de que necessita em quantidades adequadas.

Se notar que as pontas das folhas de suas plantas estão secando, toque no substrato. Se estiver seco, duro e rachado, você sabe o que deve fazer, regue com água, mas com moderação. Não jogue muita água de uma só vez, pois o solo muito seco precisa de alguns dias para atingir o nível ideal de umidade que ajuda no bom desenvolvimento da planta.

Drenagem excessiva

Embora a rega excessiva também possa danificar as plantas, não é frequente que isso seja causa de ressecamento das pontas. O que pode acontecer é que, mesmo regando com a frequência adequada, a planta não está absorvendo a água porque o solo e o vaso têm uma drenagem muito alta. Isso faz com que essa água se perca antes que a planta consiga absorvê-la.

É importante enriquecer o substrato e dar-lhe maior densidade, incorporando elementos como a turfa para dar mais suporte à planta e o húmus de minhoca para fornecer mais nutrientes. Isso poderá dar a consistência que o solo precisa para cumprir sua função de alimentar suas plantas, facilitando a hidratação e dando-lhes uma boa fixação.

Caso esse seja o problema da sua planta, não acrescente materiais muito porosos, como pedras vulcânicas ou fibra de coco. Isso dará mais drenagem e a necessidade é diminuir um pouco.

Exposição solar inadequada

É um motivo muito comum de pontas secas nas plantas quando falamos de plantas que ficam a pleno sol. É importante conhecer as necessidades de cada espécie em relação à quantidade de luz que ela requer para colocá-la em um local favorável.

Existem plantas que não suportam a exposição direta aos raios solares e um dos primeiros sintomas de que estão queimando é que as pontas de suas folhas secam. Lembre-se disso, pois também pode acontecer com as espécies de interior. Se estiverem próximas a uma janela, por conta da ação dos raios solares sobre o vidro, o efeito lupa, acabam queimando.

Salve suas plantas: descubra as principais causas das pontas das folhas secas e traga vida de volta ao seu jardim
Salve suas plantas: descubra as principais causas das pontas das folhas secas e traga vida de volta ao seu jardim – IStock

Danos na raiz

Às vezes, a razão pela qual uma planta apresenta as pontas de suas folhas secas está bem escondida. Isso porque são as raízes que não estão cumprindo adequadamente sua função de absorver água e nutrientes.

Se sua planta cresceu visivelmente e você não a transplantou para um recipiente maior, as raízes podem ter ficado compactadas ou comprimidas. Assim, elas acabam atrofiadas e não funcionam bem.

Tente mover a planta para um vaso maior e, enquanto estiver fazendo isso, tente arejar a raiz separando um pouco suas partes. Com um pouco de ar, mais espaço, um substrato renovado e rega moderada, o ressecamento nas pontas pode ser interrompido.

Doenças e pragas

Fungos, bactérias, insetos ou parasitas também podem causar esta situação. A mosca-branca, pulgões, cochonilhas e outras pragas se alimentam, em muitos casos, da seiva da planta. Dessa forma, sugam e fazem com que a planta seque, começando pelas pontas das folhas.

A fumigação, um tratamento fitossanitário específico ou o controle biológico com seus predadores naturais, resolverão o problema. Assim, as plantas recuperarão sua saúde.

Agora que você já conhece os motivos pelos quais as pontas das folhas secam, fica mais fácil tratar suas plantas. Não as deixe morrer e cuide bem do universo verde da sua casa!

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo