Dinheiro

Previdência privada vale a pena? Confira como fazer esse planejamento o futuro

São José dos Campos-SP, 18 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A previdência privada é uma modalidade que ajuda a planejar a sua aposentadoria e, de certa forma, é um complemento para a contribuição do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Inclusive, nos últimos anos, vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro.

No entanto, como é um complemento, ela não substitui a contribuição oficial do trabalhador. Contudo, a previdência privada pode ser um ‘reforço’ para o seu futuro e, com planejamento, pode ser bem aproveitada.

Atualmente, diversos bancos conhecidos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, entre outros, oferecem essa modalidade. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Atualmente, a busca pela previdência privada cresce, principalmente depois da mudança das regras de aposentadoria, em 2019. Inclusive, uma reportagem publicada pelo portal de notícias Infomoney, no dia 30 de junho de 2021, assinada pelo jornalista Lucas Bombana, mostra que, no primeiro semestre daquele ano, houve aumento de 42% na captação.

Quando vale a pena ter previdência privada?

Primeiramente, que for fazer previdência privada precisa entender que se trata de um planejamento a longo prazo. Desta maneira, o ideal é se pensar em pelo menos oito anos de aplicação com esse dinheiro.

Então, se o contribuinte pagar mensalmente um determinado valor, poderá fazer o resgate a qualquer momento. Mas também poderá esperar para receber quando se aposentar, dependendo do valor investido.

Previdência privada vale a pena? Confira como fazer esse planejamento o futuro. Foto: Canva
Previdência privada vale a pena? Confira como fazer esse planejamento o futuro. Foto: Canva

Naturalmente, em tempos de crise econômica e salários apertados, fica cada vez mais difícil para o trabalhador comum reservar uma parte do seu dinheiro para um plano privado de aposentadoria. Ainda que ele possa ser vantajoso no futuro.

Quais são as desvantagens da previdência privada?

Inicialmente, a grande desvantagem é que não podemos sacar o valor imediatamente, pois, precisa de um prazo de carência. Além disso, o rendimento é inferior a muitos investimentos.

Contudo, se a meta é ter esse dinheiro extra quando se aposentar, tanto por um período quanto de forma vitalícia, essa previdência privada vai ajudar. Desse modo, tudo vai depender do planejamento financeiro e do futuro de cada um.

Qual o valor mínimo para investir?

Por fim, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o quanto investir mensalmente. Neste caso, o valor é muito variado e depende mais da capacidade de quanto cada um pode investir.

Normalmente, com R$ 100 por mês já é possível investir na previdência privada. Então, o valor que se investe será também proporcional a quanto vai receber na hora em que se aposentar. E, quanto mais cedo começar a pagar o plano de previdência privada, menor vai ser o valor que precisará investir para ter um determinado rendimento na hora de se aposentar.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo