Agro

Aromas que perduram: aprenda a técnica perfeita para secar manjericão e transformar seu armário em um verdadeiro tesouro culinário

Uma delícia para ampliar o sabor dos seus pratos

Belo Horizonte, 14 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O manjericão é uma erva aromática muito utilizada na culinária. Possui propriedades saudáveis, inclusive sendo um poderoso diurético natural. As folhas frescas são perfeitas como tempero para massas, molhos, saladas ou carnes, mas também podem ser consumidas secas, tornando-se ideal para dar sabor a uma infinidade de pratos. Não é à toa que foram criados diferentes métodos para secar manjericão.

A erva cresce naturalmente, sendo fácil de cultivar em pomares, jardins e até em vasos. E tão fácil de cultivar é a forma de usar. Então, quer saber como secar manjericão e assim tê-lo à disposição em casa sempre que precisar? Continue conosco e conheça as formas de uso.

Como secar manjericão para tê-lo sempre à disposição

Entre os métodos mais comuns, o Diário SP separou:

Manjericão seco ao ar

Se você estava se perguntando como secar o manjericão, fazê-lo ao ar é a maneira mais natural. Consiste em cortar as folhas e deixá-las, aos poucos, com o tempo, perder os líquidos que contêm.

Embora seja a forma mais fácil, deve ter em conta que é também a mais lenta. Isso porque a transformação em um tempero que pode usar na cozinha demorará pelo menos três ou quatro semanas.

É uma opção se você não precisar do manjericão seco imediatamente. Então, para realizá-lo corretamente, siga estas dicas:

  • Corte a erva que vai secar na hora certa, ou seja, quando suas folhas estiverem lisas, sem manchas ou qualquer deterioração e com seu característico tom verde escuro intenso;
  • Corte as folhas sem deixar um caule muito comprido, apenas um pecíolo pequeno;
  • Antes de as colocar para secar, lave bem as folhas e seque-as para retirar cuidadosamente qualquer pó ou sujidade, utilizando papel de cozinha absorvente;
  • Junte várias folhas e amarre-as na ponta (cauda) de maneira que formem uma espécie de cacho que você pode pendurar;
  • Você só precisa encontrar o lugar certo para colocar o buquê de folhas. Para secar bem e sem queimar, o manjericão precisa ficar em um local que não receba luz solar direta e seja ventilado, em ambiente de temperatura quente e baixa umidade;
  • Deixe secar por um mês, então, você pode rasgar suas folhas e usá-las como um tempero aromático.

Secando manjericão no forno

Se a receita que está prestes a preparar pede manjericão seco e só o tem fresco, o forno é o seu aliado para o desidratar em cerca de 20 minutos. Como secar o manjericão? Preste atenção às seguintes instruções:

  • Siga os passos anteriores, ou seja, corte, lave e seque bem as folhas de manjericão fresco;
  • Neste caso, enquanto o faz, aqueça o forno a uma temperatura média, cerca de 150º C a 180º C;
  • Espalhe as folhas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Devem estar em uma única camada, sem montar uma folha sobre a outra;
  • Leve a assadeira ao forno em altura média e espere o calor secar. Em 20 a 30 minutos você estará pronto;
  • Se notar que o processo está muito lento, pode aumentar um pouco mais a temperatura do forno, mas sem ultrapassar os 200º C (cada aparelho é diferente).

Secando manjericão no micro-ondas

Aromas que perduram: aprenda a técnica perfeita para secar manjericão e transformar seu armário em um verdadeiro tesouro culinário
Aromas que perduram: aprenda a técnica perfeita para secar manjericão e transformar seu armário em um verdadeiro tesouro culinário – Canva

Embora existam opiniões que indicam que o micro-ondas não é a melhor opção para secar folhas de manjericão, ele pode ser uma solução. Caso você precise de folhas de manjericão secas no momento, o método é eficaz.

No entanto, é preciso reconhecer que se você não tem muita prática ou não domina perfeitamente os tempos do seu micro-ondas, é um risco. As folhas podem acabar “queimadas” em vez de secas. De qualquer forma, se você for tentar, siga estas etapas:

  • Disponha as folhas de manjericão sobre papel de cozinha em um prato ou tigela que possa ir ao micro-ondas;
  • Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 20 segundos (máximo 30). Pare e verifique se as folhas não escureceram;
  • Se ainda estiverem verdes, repita a operação pelo menos mais duas ou três vezes. A ideia é que, em aproximadamente três minutos, suas folhas de manjericão estejam bem secas, mas mantendo todo o seu bom aroma.

Agora que você sabe como secar manjericão, escolha seu método preferido e execute. Assim, poderá ter um tempero delicioso sempre à mão quando for cozinhar.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo