Agro

Abacaxi em casa: como plantar em vaso e aproveitar seus benefícios medicinais

Conheça os benefícios da fruta e como tê-la em casa

Belo Horizonte, 07 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O abacaxi é mais do que apenas uma deliciosa fruta tropical – oferece benefícios significativos à saúde também. De fato, tem sido usado na medicina popular desde os tempos antigos, contribuindo para a cura e diminuição de muitos males. Mas, será que é possível cultivar em casa, por exemplo, em vasos?

É possível encontrar a fruta oferecida fresca, congelada e enlatada, tornando-a uma boa opção durante todo o ano. A maneira de consumo não importa, pois o que vale mesmo é incorporá-la no dia a dia. Dessa forma, confira mais sobre os benefícios do abacaxi e como plantá-lo em casa, no vaso disponível.

Qual é o benefício do abacaxi?

Abacaxi em casa: como plantar em vaso e aproveitar seus benefícios medicinais
Abacaxi em casa: como plantar em vaso e aproveitar seus benefícios medicinais – IStock

Entre as inúmeras vantagens de consumo, o Diário SP destaca:

É uma fruta rica em vitamina C

O principal nutriente é a vitamina C, que apoia o sistema imunológico e oferece benefícios antioxidantes. A vitamina C é importante porque estimula o crescimento e a cura em todo o corpo, uma vez que desempenha um papel em tudo, desde o reparo de feridas até a absorção de ferro.

Potencializa a perda de peso

Você pode ter ouvido que o abacaxi ajuda no emagrecimento. Isso ocorre porque auxilia na diminuição da formação de gordura, aumentando a sua quebra.

Comer abacaxi pode ajudar na digestão

O abacaxi contém bromelina, que é uma mistura de enzimas que reduzem a inflamação e o inchaço nasal, além de ajudar na cicatrização de feridas e queimaduras. Ela também tem sido associada na melhora da digestão, bem como para tratar distúrbios digestivos.

O manganês contido na fruta promove ossos saudáveis

Juntamente com o cálcio, o mineral de manganês é essencial para manter os ossos fortes. O abacaxi é uma das principais fontes alimentares do mineral, com um único copo contendo cerca de 76% do valor diário recomendado. O manganês pode ajudar a evitar a osteoporose, mas também a melhorar a densidade óssea e mineral em geral.

Contém antioxidantes que combatem doenças

A fruta é uma ótima fonte de antioxidantes, especificamente fenólicos, flavonóides e vitamina C. Antioxidantes são compostos nos alimentos que podem ajudar a combater a inflamação e os radicais livres no corpo. Os radicais livres são moléculas que podem causar danos celulares e levar a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, bem como diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e problemas oculares.

Abacaxi se encaixa em uma dieta anti-inflamatória

Muita inflamação pode levar a diversas doenças, incluindo doença arterial coronariana, diabetes, câncer e Alzheimer. Felizmente, uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como o abacaxi, pode ajudar a reduzir a quantidade de inflamação no corpo.

A fruta pode auxiliar no aumento da imunidade

Que tal comer abacaxis quando estiver resfriado? Estudos comprovaram que a fruta consumida nessa época leva a menos infecções virais e bacterianas. Portanto, comer abacaxis reduz a probabilidade de uma infecção, ou pelo menos diminuir sua duração.

Pode comer abacaxi todos os dias?

Se a fruta for consumida na quantidade certa pode oferecer vários benefícios para o organismo, como pudemos ver. Portanto, o abacaxi pode, sim, ser comido todos os dias. Entretanto, a dose máxima diária recomendada é de duas fatias.

Quais os males que o abacaxi pode causar?

Essa é um tipo de fruta ácida. Assim, não deve ser consumida em excesso, muito menos por indivíduos que sofrem com o refluxo gástrico, gastrite e úlceras. Seu consumo em quantidades grandes pode ocasionar queimações no estômago.

Como plantar o abacaxi em vasos

Para plantar abacaxis nos vasos de casa, siga o passo a passo:

  • Escolha vasos grandes que caibam a parte da fruta a ser plantada. Geralmente, o ideal é ter 30 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro;
  • Adicione uma camada de dreno, como pedra ou mesmo argila expandida;
  • Coloque a mistura de terra vegetal, adubo orgânico e areia até encher o vaso;
  • Tire a coroa da fruta, deixando 2 cm do abacaxi na base;
  • Tire as folhas da parte de baixo da coroa, de forma que fique apenas 10 na parte superior;
  • Cave um buraco e plante a coroa, mas verifique se está bem firme;
  • Regue imediatamente, deixando o solo úmido;
  • O abacaxi precisa de 6 horas de luz solar direta diariamente, portanto, posicione o vaso em um local adequado;
  • Fertilize com adubo orgânico regularmente.

Essa fruta demora de 18 a 24 meses para crescer. Mas, com esses cuidados específicos, não terá maiores problemas.

Agora que você sabe quantos benefícios o abacaxi pode proporcionar para a saúde e como tê-lo facilmente plantado em casa, não perca mais tempo. Adicione a fruta na sua dieta diária e aproveite tudo de bom que ela tem para oferecer.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo