Especiais

Hidrogênio como alternativa para as indústrias brasileiras

Combustível não-poluente e renovável ainda é pouco utilizado

São José dos Campos-SP, 30 de maio de 2023, por Wagner Duarte – O hidrogênio é um elemento químico em alta nos últimos tempos, não apenas devido ao seu uso em armas nucleares de destruição em massa, mas também como uma ferramenta crucial para a energia renovável, especialmente no setor industrial. Esse produto possibilita a redução do preço da produção, tornando o produto final ainda mais acessível para os consumidores.

No contexto da indústria brasileira, a utilização do hidrogênio apresenta vantagens significativas, embora esse processo seja benéfico para todo o mundo. Recentemente, um portal do Mato Grosso destacou a importância dele como uma alternativa promissora.

Hidrogênio como combustível

Vale ressaltar que o hidrogênio é um combustível viável, permitindo às indústrias substituírem o gás natural, a gasolina e outros meios por um produto mais barato e renovável. Essa substituição não só barateia a produção, mas também garante maior lucratividade às empresas. Além disso, o uso do hidrogênio pode gerar novos empregos e tornar as indústrias mais competitivas em relação a outros países. E o DiarioSP vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Atualmente, no Brasil, já há um forte debate sobre o uso desse combustível no setor industrial. Além das vantagens econômicas, ele apresenta benefícios ambientais significativos, pois não polui a atmosfera, como mencionado anteriormente.

No momento, cerca de 850 indústrias brasileiras já operam com hidrogênio, também conhecido como biogás, de acordo com dados divulgados pela ABH2 (Associação Brasileira de Hidrogênio). Essa entidade está liderando a busca e o incentivo a esse novo combustível, altamente viável e mais acessível. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem esse setor em crescimento.

Ainda assim, podemos afirmar que o combustível possui um futuro promissor, permitindo que as empresas trabalhem com margens de lucro maiores. Isso sem mencionar o desempenho aprimorado das máquinas no dia a dia, que poderão se beneficiar dessa alternativa energética.

Além disso, vale destacar a possibilidade de extração do produto do subsolo, um método mais acessível. Os depósitos subterrâneos são constantemente renovados, oferecendo uma oportunidade para uso racional e evitando o esgotamento de suas fontes. Por outro lado, o petróleo, uma fonte não-renovável, acabará em algum momento, exigindo a adoção de combustíveis mais sustentáveis e viáveis em todos os setores.

Hidrogênio nos carros e transporte

Outro aspecto relevante é o uso do hidrogênio em carros, ônibus e meios de transporte em geral. Alguns até afirmam que essa opção pode ameaçar os carros elétricos, pois apresenta uma viabilidade ainda maior para esse segmento.

Entretanto, se os carros elétricos ainda estão engatinhando em nosso país, é ainda mais incipiente o uso do combustível. Dessa forma, aguardamos um futuro com uma produção em massa de veículos movidos a hidrogênio.

Essa transição também terá um impacto ambiental positivo significativo. Afinal, os veículos deixarão de emitir dióxido de carbono constantemente, permitindo o uso de um combustível limpo e renovável.

Por fim, embora exista a possibilidade de um impacto destrutivo caso uma grande bomba de hidrogênio seja utilizada, atualmente esse é um cenário mais presente na imaginação dos tempos da Guerra Fria.

A humanidade caminha rumo à evolução, e esse produto como combustível parece ser um caminho sem volta. Em um futuro próximo, o uso desse material será cada vez mais frequente, trazendo inúmeros benefícios.

O hidrogênio surge como uma alternativa promissora para a indústria e para a produção de energia renovável. Seu potencial para substituir combustíveis fósseis, reduzir custos e impactos ambientais é notável. Com o avanço tecnológico e investimentos adequados, podemos esperar que o hidrogênio desempenhe um papel cada vez mais importante em nossa sociedade, impulsionando um futuro mais sustentável e próspero.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo