Notícias

Eleições: Lula tem 49% contra 44% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz Datafolha

São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de votos contra 44% de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições para presidente da República. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada na tarde desta quinta-feira (27).

Além disso, outros 5% disseram que vão votar em branco ou nulo no segundo turno das eleições, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam, segundo a Datafolha. Assim, em comparação com a semana passada, Lula mantém os 49%, enquanto Bolsonaro oscilou 1%, indo de 45% para 44%.

Agora, o segundo turno das eleições presidenciais acontece no próximo domingo, dia 30, das 8h às 17h. Isso 28 dias após o primeiro turno, que escolheu os dois candidatos para a reta final. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos válidos para as eleições presidenciais

No entanto, o que conta para os números finais das eleições, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são os votos válidos, onde se excluem brancos e nulos. Neste caso, Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro.

Ainda segundo o Datafolha, na pesquisa da semana passada, Lula oscilava um ponto, com 52%, enquanto Bolsonaro também oscilou um ponto, mas com 48% naquela oportunidade.

Números da pesquisa sobre as eleições

Neste levantamento do Datafolha, a margem de erros é de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos. Desta maneira, Lula ainda está acima desta margem.

Além disso, a pesquisa sobre as eleições ouviu 4.580 eleitores acima dos 16 anos, durante três dias, de 25 a 27 de outubro. E o Datafolha esteve em 252 cidades dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

Eleições: Lula tem 49% contra 44% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz Datafolha. Foto: Canva
Eleições: Lula tem 49% contra 44% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz Datafolha. Foto: Canva

Segundo o instituto, a pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. Depois, foi devidamente registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Quanto ao índice de rejeição, 50% dos eleitores disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum nas eleições. Enquanto isso, outros 45% disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum, segundo o Datafolha.

Por fim, todas as oscilações que aconteceram entre os índices dos candidatos na pesquisa desta quinta em relação à do final de semana foram dentro da margem de erros. Assim, o pleito segue indefinido.

Segundo turno

De acordo com a regra das eleições, um resultado só é decidido no primeiro turno quando o primeiro colocado tem ao menos 50% dos votos mais um. Isso considerando apenas os votos válidos.

Contudo, no caso da eleição presidencial de 2022, Lula e Bolsonaro não atingiram a maioria e, por isso, disputam o segundo turno agora. A primeira vez que o Brasil teve segundo turno foi nas eleições presidenciais de 1989, quando Fernando Collor de Mello venceu Lula, na primeira eleição direta depois da redemocratização do país.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo