Notícias

Realidade virtual e arquitetura; saiba como a tecnologia tem sido importante no setor

São José dos Campos-SP, sexta-feira, 10 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A realidade virtual é uma tecnologia que vem ganhando espaço a cada ano na sociedade e em vários nichos. Entre eles, está a arquitetura.

Afinal de contas, é uma tecnologia que permite criar ambientes virtuais tridimensionais em que é possível interagir e explorar espaços arquitetônicos. Então, a realidade virtual é uma ferramenta valiosa para arquitetos, designers e clientes, pois permite visualizar o projeto em escala real e em detalhes, antes mesmo que a construção comece.

Quais as aplicações da realidade virtual na arquitetura?

Realidade virtual e arquitetura; saiba como a tecnologia tem sido importante no setor. Foto: Pixabay
Realidade virtual e arquitetura; saiba como a tecnologia tem sido importante no setor. Foto: Pixabay

Primeiramente, vale lembrar que essa tecnologia também minimiza e praticamente zera as chances de eventuais erros de projetos. Afinal de contas, ela é uma forma de reproduzir exatamente um ambiente antes de ficar prontos.

Logo, a realidade virtual permite que arquitetos e clientes visualizem o projeto em escala real e em detalhes, possibilitando fazer ajustes e mudanças antes mesmo do início da construção.

Além disso, essa tecnologia permite que arquitetos, designers e clientes trabalhem juntos em um ambiente virtual compartilhado, mesmo que estejam em locais diferentes. E isso é um grande avanço, pois, se pode ter contato com especialistas e clientes em outras cidades e até mesmo em outros países.

Outro dado importante é com relação ao treinamento dos profissionais. Afinal de contas, podemos utilizar a tecnologia para treinar arquitetos e construtores em técnicas de construção, segurança no trabalho e outros aspectos importantes.

Como usar RV na arquitetura?

Agora, também podemos aplicar essa tecnologia mais moderna para criar apresentações visuais impressionantes. Neste sentido, vão ajudar a vender o projeto para clientes e investidores, garantindo maior chance de sucesso e rentabilidade para os profissionais.

Atualmente, a realidade na arquitetura se implementa por meio de software especializado e equipamentos de RV, como óculos de realidade virtual e dispositivos de rastreamento de movimento.

Aliás, é importante lembrar que a realidade virtual não substitui completamente a experiência física de estar em um espaço arquitetônico. Mas, pode ser usada como uma ferramenta valiosa para visualização e colaboração durante o processo de design.

Recentemente, uma reportagem do portal de notícias Uol, no dia 3 de junho de 2022 e assinada pela jornalista Rosália Vasconcelos, mostra que o metaverso e a realidade virtual vão exigir mais engajamento das pessoas.

Realidade virtual e arquitetura; saiba como a tecnologia tem sido importante no setor
Realidade virtual e arquitetura; saiba como a tecnologia tem sido importante no setor

Aliás, esse engajamento e interação não vale apenas para o mundo da arquitetura, mas em tudo o que for atuar. Desse modo, já não é mais possível imaginar o mundo em um futuro próximo sem essa tecnologia, que vem sendo importante para o desenvolvimento da sociedade.

Por fim, o blog Diariosp vem acompanhando de perto as novidades e as transformações no mundo da realidade virtual. Assim, qualquer novidade, você acompanha aqui.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo